Casa de Atenção oferece acolhimento psicológico para Guardas Civis Metropolitanos

Os objetivos são resgatar o equilíbrio emocional dos servidores e exercitar o olhar empático

A rotina de um profissional de segurança é desafiante, todos os dias são diversas as suas atribuições realizadas com muita responsabilidade social, pensando nisso em 2013 a Secretaria Municipal de Segurança Urbana realizou um estudo de avaliação que detectou um aumento de estresse entre os servidores da Guarda Civil Metropolitana, verificou – se a necessidade de cuidar do psicológico da corporação. Com base nisso em 2014 foi criada a Casa de Atenção um centro de acolhida que oferece atendimento social e psicológico para os servidores com conflitos pessoais e profissionais.


O atendimento é baseado na avaliação técnica dos psicólogos, que traçam uma linha de tratamento com base no perfil de cada paciente e parte de duas direções: o acolhimento espontâneo quando o servidor procura atendimento por iniciativa própria, e existem os atendimentos encaminhados pelos gestores das Unidades da GCM ao notar comportamentos discrepantes dos agentes. O acolhimento realizado no local é pessoal e sigiloso para garantir a privacidade do servidor.


Além disso, a Casa de Atenção fechou diversas parcerias com outras instituições que tratam da saúde mental e vícios em substâncias toxicológicas: Roda de Conversa (efetivado por um grupo dos Alcoólicos Anônimos – AA), Terapia Comunitária (efetivado na UNINOVE), Sindicato da GCM (servidores sindicalizados podem usar o serviço no próprio órgão), SIPAT (efetivado com a CIPA – realiza-se uma semana de palestra e cuidados com a saúde mental do servidor), visita domiciliar e acompanhamentos em casos de óbitos. Nas Unidades da GCM está presente as CIPAS que passaram a oferecer agendamento em saúde, encaminhamentos a consultas médicas, acompanhamentos psicológicos.

Atente - se aos sinais

A Casa de Atenção tem dentre seus objetivos resgatar o equilíbrio emocional dos servidores e exercitar o olhar empático e observador entre a corporação, é necessário observar os sinais para estar atento a quaisquer sinais de descontrole emocional:


• Estresse emocional;
• Dificuldade no trabalho;
• Perda de entes queridos/luto;
• Problemas financeiros;
• Dependência química (álcool e outras drogas)

O atendimento realizado na Casa de Atenção é acolhedor e humanizado e está aberto das 9h às 17h, na rua Tenente de Azevedo, 18 – Aclimação, para agendar atendimento ou esclarecer dúvidas contatar pelo telefone 3277-3644.