Ouvidoria da Secretaria Municipal de Segurança Urbana: saiba como funciona!

Entre janeiro e fevereiro, a unidade atendeu e respondeu cerca de 91 casos

Nesta terça-feira (16), quando se comemora o Dia Nacional da Ouvidoria, um seminário online – ‘O Controle Interno e os desafios das Ouvidorias’, foi promovido pela Ouvidoria Geral do Município para reforçar a importância deste canal, nos órgãos diretos e indiretos do município, tão importantes para a garantia do exercício da cidadania e do Estado Democrático.

A Ouvidoria Municipal da Segurança Urbana (OMSU) existe desde 18 de setembro de 2009, e tem sido responsável pela interlocução dos questionamentos do cidadão ou servidor, voltados à Defesa Civil, Juntas do Serviço Militar e a Guarda Civil Metropolitana.

Em cumprimento às determinações do Decreto 60.107, de 03 de março de 2021, os atendimentos presenciais estão suspensos em todos as unidades do Descomplica desde 08 de março, por um período inicial de 15 (quinze) dias, incluindo por consequência, o atendimento da CGM / OGM.

Neste contexto, o atendimento da Ouvidoria Geral do Município durante está fase vermelha, está disponível pelo telefone central 156 (opção 5), e nos e-mails: ogm@prefeitura.sp.gov.br; denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br ou gabinete.ogm@prefeitura.sp.gov.br


Saiba como funciona:

O cidadão envia sua solicitação ou reclamação por e-mail, telefone, e outras vezes, vem pela própria Ouvidoria Geral do Município, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ouvidora checa os fatos narrados junto aos gestores das Unidades; é elaborado a justificativa jurídica, com devolutiva ao solicitante/reclamante, pelos mesmos canais, enviados. Se tramitado pelo SEI, o munícipe acompanha o andamento do seu questionamento, via número do processo SEI.

De acordo com Caroline Iatarelle Fungaro, a função da ouvidoria é examinar a manifestação, propor a adoção de medidas para a correção e a prevenção de falhas pelos responsáveis, seguindo as diretrizes da Ouvidoria Geral do Município, com objetivo de melhorar sempre os serviços prestados pelos servidores da pasta.

A Ouvidoria trabalha em parceria, com a Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM), recebendo as reclamações, elogios ou solicitações, por telefone, e-mail, correspondência ou via Portal da Transparência, e nos meses de janeiro e fevereiro, atendeu e respondeu, 91 casos, tratados via processos SEIs.

Ouvidoria Municipal de Segurança Urbana – OMSU
FALE CONOSCO:
Horário de funcionamento: Das 08h00 às 17h00, de segunda à sexta feira.
E-mail: omsu@prefeitura.sp.gov.br
Telefones: 0800-7700263 e 3124-5191
Endereço: Rua Da Consolação, n° 1.379, 2° andar, Consolação, São Paulo - SP - CEP: 01301-100.