Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais recebe tablets para agilizar registros

O uso da tecnologia visa facilitar a elaboração de quantitativos e atuação das equipes em campo

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana iniciará testes de inclusão de meios eletrônicos para elaboração do Roteiro Diário de Policiamento da Guarda Civil Metropolitana. Os agentes da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais receberam tablets, que serão utilizados como ferramenta auxiliar para elaboração de roteiros online.

A prática destes agentes servirá de base para a ampliação do uso de tecnologia nos registros, que deve ser estendida a todo o efetivo da GCM, com a criação de um sistema próprio, interligado ao banco de dados geral da Guarda, O SIG-GCM.

O GCM 1ª Classe Farias, lotado na IDMAS, desenvolveu protocolos para facilitar o acesso aos dados de atendimento. Os números do Programa Guardiã Maria da Penha, referência na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, são solicitados recorrentemente e, para ter quantitativos de forma mais rápida, o agente público de segurança disponibilizou documentos para preenchimento online do Roteiro Diário de Policiamento (RDP), inicialmente para parte da equipe em seus próprios celulares.

O registro do RDP no SIG-GCM passou a ser centralizado, evitando uso excessivo de papel e trazendo maior agilidade para as equipes que estão em atendimento. No terceiro mês da experiência, todas as equipes da Inspetoria passaram a utilizar os protocolos e assinaturas online, com uma grande eficácia nos registros, facilitando os processos.