Antecipação do início da Operação Baixas Temperaturas

Operação prevê medidas de atenção aos riscos decorrentes da queda de temperatura

Os eventos climáticos demandam atenção e ações conjuntas para a proteção da população. Anualmente, a Prefeitura de São Paulo orienta a articulação intersecretarial para o enfrentamento das situações relacionadas ao clima através de Portarias, Planos e Operações, como Plano Preventivo Chuvas de Verão e Operação Baixas Temperaturas.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana iniciou hoje O Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas – 2021, iniciado em 30/4, prevê ações articuladas entre as secretarias municipais de Segurança Urbana; Assistência e Desenvolvimento Social; Direitos Humanos e Cidadania; Saúde; Mobilidade e Transportes; Subprefeituras e Inovação e Tecnologia.

Em Segurança Urbana, caberá à Defesa Civil do Município decretar os estados de criticidade e informar aos envolvidos na implantação do Plano, de acordo com os seguintes critérios:
a) Estado de Observação – todo o período de vigência do Plano;
b) Estado de Atenção – quando as temperaturas tenderem a atingir 13ºC;
c) Estado de Alerta – quando as temperaturas atingirem 10ºC

A população em situação de rua está mais vulnerável neste período e a atuação das secretarias busca promover acolhimento e segurança. Os agentes de segurança urbana passam a apoiar amplamente os serviços de abordagem, executados pela SMADS. As equipes de segurança urbana passam, também, a distribuir cobertores, assegurando proteção às pessoas que optam pela permanência nos locais onde foram abordados.

Para ajudar a proteger pessoas em situação de rua do frio, solicite uma abordagem social por meio da Central 156.



Crédito foto: Wagner Orígenes/SMADS