Defesa Civil indica áreas de risco muito alto para priorizar obras

A análise, realizada pela DPREV, auxiliará o planejamento da SIURB

O Mapeamento de Risco Geológico da cidade de São Paulo, entregue em 2021 às equipes das subprefeituras, é composto por documentos amplos, que viabilizam diversas análises e orientam políticas públicas.

A Coordenação Municipal de Defesa Civil apresentou um recorte analítico do Mapeamento, que contempla os riscos de deslizamento e solapamento, direcionado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). Nesta análise, as áreas de risco geológico com setores de grau quatro (R4) foram elencadas para indicação prioritária de obras municipais. Nestes locais, obras de proteção e contenção podem minimizar substancialmente os riscos, aumentando a segurança da população residente.

A partir dos dados apresentados à SIURB, a secretaria trabalha agora no desenvolvimento de um programa que atenda todas as áreas que necessitam de intervenções. Com o Mapeamento de Risco geológico é possível a elaboração de um plano de trabalho para obtenção dos recursos necessários.

No total são 131 setores com risco geológico muito alto, que compõem 109 áreas de risco, localizadas nos territórios de 25 subprefeituras. Foram elencadas 30 áreas prioritárias, através da consideração sobre grau de risco e população beneficiada, buscando maior alcance.