Secretaria de Segurança Urbana e Universidade São Judas Tadeu firmam parceria

Curso de Avaliação de Patologia em Estruturas

A Defesa Civil do Município é atribuída a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, assegurando o suporte administrativo, gerencial e operacional para o funcionamento coordenado das ações.

Considerando o crescente surgimento de ocupação irregular, deterioração de edificações abandonadas ou não, assentamentos precários, na qual os critérios de fiscalização na regularização e na segurança não são aplicáveis, provocando acidentes e incidentes.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Universidade São Judas Tadeu planejaram um curso de capacitação aos agentes da COMDEC, objetivando um melhor planejamento, avaliação de danos e prejuízos, nas vistorias preventivas em áreas de risco e edificações vulneráveis e na elaboração de planos de contingência e emergência.

A qualificação será construída para análises de riscos com ênfase em rupturas estruturais, levando em consideração a degradação do material e falta de manutenção, construção inadequadas, inundações, terrenos impróprios em habitações e edificações comerciais, falhas na elaboração do projeto, falta de fiscalização e mau uso, impactos mecânicos em obras públicas ou de interesse público.

Para uma adequada gestão de riscos, os estudos serão remetidos à indicadores, caracterizados em duas categorias de observação e análise: causas internas e externas. Aspectos considerados de maior influência na integridade das moradias, que comprometem as estruturas, ocasionando fissuras, manchas, eflorescência, pedologia, erosão, assoreamento, entre outros fatores que serão abordados.