Secretaria Municipal de Segurança Urbana participa da Jornada de Saúde Mental na Prefeitura de São Paulo

O evento online promovido pela Secretaria de Gestão começou dia 02 de julho e vai até 10 de setembro


Nesta sexta-feira, o GCM 3ª Classe Jaime da Conceição Junior, da Inspetoria Santana/Tucuruvi, representou a Guarda Civil Metropolitana e falou sobre o trabalho dos agentes de segurança urbana durante a pandemia.

As discussões da Jornada de Saúde Mental, promovida pela Prefeitura de São Paulo, têm o buscam expandir as discussões sobre o sofrimento na atualidade, não apenas relacionando à morte e à pandemia. O luto é tema amplo, que pode afetar diretamente à qualidade de vida, a saúde mental, ocupacional, social e emocional das pessoas.

O Trabalho na Pandemia foi o tema da Jornada de Saúde Mental desta sexta-feira, com a participação de profissionais da linha de frente, que estão lidando com os momentos desafiadores desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Jaime, formado na turma mais recente da Guarda Civil Metropolitana, começou o trabalho nas ruas em plena pandemia da Covid-19. Além dos desafios do trabalho na linha de frente, enfrentou a contaminação de seu pai, mãe, esposa, sogra e dele mesmo. Ele discorreu sobre os desafios enfrentados, destacando sobre o apoio recebido da Secretaria Municipal de Segurança Urbana ao longo do trabalho.

"Nossa Secretaria tem dado todo o suporte aos servidores da pasta e suas Unidades (GCM, Defesa Civil, Juntas do Serviço Militar), com o atendimento de psicólogos e assistentes sociais da Casa de Atenção, para aqueles servidores que se encontram mais fragilizados. Um atendimento carinhoso e personalizado, que faz toda a diferença, em tempos de pandemia. Isto faz toda a diferença para o profissional da Guarda Civil Metropolitana. Você se sentir acolhido e protegido", disse em sua participação no evento.

A Jornada foi mediada por Gustavo Schorr, chefe da Assessoria de Relações do Trabalho da SEGES. A abertura teve a participação da Dra. Laura Santucci, diretora da Divisão de Epidemiologia e Informação da COGESS. Entre os convidados, dra. Katia Aparecida Pessoa Conde, médica coordenadora das UTIs de Covid-19 do Hospital Dr. José Soares Hungria; dra. Stéfany Franhan Barbosa de Souza, médica assistente do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas; Jaime da Conceição Junior, GCM 3ª classe da Inspetoria Santana/Tucuruvi; Nubia Dias de Oliveira, assistente social do Consultório de Rua - Sé III; Osmair Camargo Cândido, sepultador no Serviço Funerário do Município de São Paulo e dra. Fernanda Lou Sans Magano, psicóloga e representante do Sindicato das Psicólogas e dos Psicólogos no Estado de São Paulo no Fórum de Entidades Sindicais.

O evento de hoje está disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=EPF_aZI97Eo


A Casa de Atenção da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, citada por Jaime, foi inaugurada em 2014. Localizada no bairro do Cambuci, oferece atendimento e acompanhamento psicossocial aos servidores de segurança urbana, apoio aos familiares, além de atendimento especializado às famílias e servidores impactados pela Covid-19.