SMSU entrega nova etapa de aplicativo GCM Mobile, que auxiliará na coleta de dados operacionais

A captura padronizada de dados facilitará a produção de índices

A ferramenta operacional GCM Mobile, desenvolvida pelo Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, está em fase final de testes. Desenvolvida para ser utilizada pelos agentes de segurança urbana durante as ações operacionais, a aplicação trará dinamismo na coleta e inserção de dados, padronização das tipificações de ocorrências e, consequentemente, maior agilidade na confiabilidade.

O App vai estar interligado aos Sistemas de Informações Gerenciais da GCM e de Atendimento e Despacho, utilizados pela Central de Telecomunicações. Os relatórios são georreferenciados e os agentes poderão enviar imagens, anexar documentos e assinar eletronicamente, em tempo real. As informações serão armazenadas em nuvem, de forma totalmente segura.

Os relatórios online devem viabilizar planejamentos mais detalhados de todas ações operacionais da corporação em seus territórios, otimizando o atendimento à população, tanto no momento das ocorrências quanto através da análise de dados e planejamento, que viabilizam a criação de índices. Desta forma, os programas institucionais da corporação são reforçados com métricas mais precisas, viabilizando melhorias nas atuações no espaço público; identificação de áreas sensíveis à desordem urbana; crimes de oportunidade; ações sociais e apoios em operacionais a outros órgãos.

A locação dos dispositivos que serão utilizados pelos agentes está em fase licitação, através de pregão eletrônico. A fase de testes do aplicativo deve ser concluída no próximo mês. A operacionalidade da coleta eletrônica de dados também está sendo testada pelos agentes da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais e das Unidades Ambientais.

A modernização dos procedimentos operacionais e dos diagnósticos qualitativos fazem parte das diretrizes da pasta de segurança urbana. Em seu conjunto, as inovações nas atividades trazem "uma sofisticação na resposta dos serviços operacionais da Guarda Civil Metropolitana e seu papel institucional de policiamento comunitário", segundo o Inspetor Expedito Marques de Souza, responsável técnico pelo desenvolvimento do aplicativo.

Acompanhe mais notícias sobre o assunto: https://bit.ly/3my7AUn