Investimentos na Secretaria Municipal de Segurança Urbana viabilizam projetos prioritários da pasta

Serão 22 milhões destinados ao futuro da segurança na Cidade: uniformes, novos armamentos e Operação Delegada

A aprovação de dotação orçamentária no valor de 22 milhões destinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana viabilizará projetos prioritários da pasta. As novidades trazem mais qualidade, agilidade e proteção ao cotidiano dos guardas civis metropolitanos, resultando em mais segurança para São Paulo.

A verba subsidiará a compra de materiais e a manutenção da Operação Delegada, responsável pelo reforço de policiais no combate ao comércio irregular na cidade. A distribuição dos valores está estabelecida pela dotação: dez milhões serão destinados para renovação de uniformes, aquisição de novos armamentos e munição; 12 milhões destinados à Operação Delegada.

Para a renovação de uniformes, serão adquiridos todos os itens de vestuário e calçados específicos. Calça, camisa, camiseta, cinto de lona, cobertura, coturnos verde e preto, bota de motociclista, tênis para ciclista, sapato social e borzeguim, em peças masculinas e femininas. O planejamento de compra indica a aquisição de 53.745 peças de vestuário e 7445 pares de calçados.

A aquisição de novos armamentos viabilizará a modernização do parque bélico da Guarda Civil Metropolitana. Com a chegada do recurso da dotação, mais 3273 pistolas serão compradas e, além destas, 860 pistolas de calibre 380mm, 984 de calibre 9mm já compradas e 1430 pistolas Beretta 9mm relacionadas ao processo de adesão à Ata do Governo Federal trarão renovação completa das armas prioritárias, contemplando todo o efetivo operacional.

O recurso também permitirá a compra de munições para uso e treinamento do efetivo, atendendo às necessidades operacionais e de qualificação dos agentes. Ao todo, serão adquiridas 136 mil munições de 9 mm e 48.000 de 380mm para uso operacional e mais 322 mil munições de 9mm e 87 mil de 380mm.


A viabilização de recursos destinados à Operação Delegada viabilizou a manutenção das atividades em 19 subprefeituras. O contrato, firmado em outubro de 2021, teve o modelo de contratação revisado, passando a vigorar por 15 meses. A Operação poderá ser ampliada a outras localidades após estudo de demanda.

Renovação de equipamentos e inovações: futuro da segurança urbana na Cidade
A renovação de suprimentos se soma às inovações, como o GCM Mobile, novo sistema para registro de ocorrências online, através de coletor de dados. A modernização dos procedimentos operacionais e dos diagnósticos qualitativos fazem parte das diretrizes da pasta.

A ferramenta operacional GCM Mobile, desenvolvida pelo Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação da SMSU, será utilizada pelos agentes de segurança urbana durante as ações operacionais, trazendo dinamismo na coleta e inserção de dados. O aplicativo permite georreferenciamento do relatório; padronização das tipificações de ocorrências; inclusão de anexos, como fotos e documentos e assinatura eletrônica, tudo em tempo real, com maior agilidade e confiabilidade às informações. As informações serão armazenadas em nuvem, de forma totalmente segura.

Os relatórios online devem viabilizar planejamentos mais detalhados de todas ações operacionais da corporação em seus territórios, otimizando o atendimento à população, tanto no momento das ocorrências quanto através da análise de dados e planejamento, que viabilizam a criação de índices. Desta forma, os programas institucionais da corporação são reforçados com métricas mais precisas, viabilizando melhorias nas atuações no espaço público; identificação de áreas sensíveis à desordem urbana; crimes de oportunidade; ações sociais e apoios em operacionais a outros órgãos.

 

 

 

 

*Editado em 24.11.2021