Encerramento de exposição marca o Mês da Consciência Negra

Histórias de vida e fotos de funcionários públicos negros compunham o material

Uma exposição, organizada pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, reuniu retratos e histórias de vida de funcionários públicos negros. A iniciativa, alocada na Estação Mercado do Expresso Cidade Tiradentes, fez parte das atividades do Mês da Consciência Negra, trazendo trajetórias de funcionários da saúde, segurança e direitos humanos da Cidade de São Paulo.

A secretária executiva adjunta da Coordenação, Elisa Lucas Rodrigues, presente no evento de encerramento, destacou a importância de apresentar referências aos jovens: “essa é uma homenagem que nós fazemos aos funcionários que, ali, timidamente, sem aparecer muito, estão trabalhando no dia a dia, sendo uma referência para jovens negros e negras, que estão pensando em uma carreira e em iniciar uma profissão”. O trabalho cotidiano realizado pela Coordenação se volta, também, ao fomento à igualdade racial nos ambientes de trabalho.

A segurança foi representada por funcionárias do executivo e do operacional. Elza Paulina de Souza, secretária Municipal de Segurança Urbana, e Paula Priscila de Castro, chefe da Assessoria Técnica, foram retratadas. Ambas são agentes aposentadas da Guarda Civil Metropolitana, com trajetórias pessoais e profissionais de destaque, que serviram de referências sobre ocupação de espaços de liderança.

Suas trajetórias reverberaram na Instituição. A GCMF 2ª CL Lilian Roberta Santos de Oliveira, lotada na Inspetoria de Divisão 10 (Bom Retiro), 2017 representou o efetivo operacional e as novas gerações da GCM, bastante motivadas pela presença de negros e negras em cargos de chefia.