Segurança Urbana e ANATEL firmam parceria e fazem ação de busca por rádios clandestinas

Unidade ambiental Anhanguera da Guarda Civil Metropolitana auxiliou nas buscas e na identificação dos aparelhos interceptados

Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre Município e Governo Federal, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, através da Inspetoria de Defesa Ambiental Anhanguera da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), realizou no dia 18 de junho uma operação de busca e apreensão de rádios clandestinas na Serra da Cantareira, localizada na zona norte da capital. O objetivo principal da operação foi a identificação e interrupção de sinais de rádio emitidos de forma ilegal, bem como a remoção de resíduos eletrônicos na área de preservação ambiental.

Com um efetivo de 5 viaturas e 21 agentes, inspecionaram uma área de aproximadamente 2km² e, juntos, identificaram e apreenderam quatro equipamentos utilizados por sete rádios irregulares. Com o apoio da Enel, os equipamentos foram recolhidos e os pontos de energia foram cortados.

Especializada no policiamento e proteção de áreas florestais, os agentes da GCM, devidamente equipados com rapel, também auxiliaram na localização de equipamentos escondidos e camuflados em copas de árvores, os quais de acordo com a perícia, assim escondidos para se esquivar da fiscalização e do monitoramento.

A Inspetoria de Defesa Ambiental Anhanguera segue dando continuidade na operação, ampliando o patrulhamento local e seguirá à disposição da ANATEL e das demais instituições de segurança pública no apoio às ações de combate a criminalidade e demais ocorrências de crimes ambientais.