Prefeitura de São Paulo e Segurança Urbana envia agentes da GCM para auxiliar no resgate das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e 150 toneladas em doações

Equipe composta por 12 agentes, viaturas e botes e equipamentos de salvamento realiza ações de busca e resgate de maneira coordenada com a Prefeitura de Porto Alegre e entidades de assistência social

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana em gesto de solidariedade e compromisso com a população de Rio Grande do Sul, enviou no último domingo (05), 12 agentes das equipes ambientais da Guarda Civil Metropolitana, que chegaram à capital gaúcha para auxiliar no resgate das vítimas das chuvas. 

Acompanhados pela Força Nacional, a equipe de resgate, saiu na madrugada de domingo (05), da Inspetoria de Defesa Ambiental Represas - GCM, na região de Interlagos na Zona Sul da capital, portando três viaturas e três embarcações  motorizadas que são capazes de navegar em locais estreitos e com osbstáculos flutuantes.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Júnior Fagotti, os botes são ideais para realizar ações de salvamento. "As equipes do Sul têm barcos de alumínio e disseram que não estavam conseguindo realizar os trabalhos com eles. Com as embarcações que estamos enviando é possível resgatar pessoas e animais. E nossos agentes são especializados nesse tipo de operação", garantiu.

Os agentes da Guarda Civil Ambiental Ambiental são profissionais capacitados e treinados pela Marinha do Brasil para operações de resgate em ambientes aquáticos e habilitados para conduzir embarcações. Além disso, também são especializados em mergulho, atendimentos em primeiros socorros, sobrevivência em áreas de mata e rios.

Além do efetivo policial, nesta segunda-feira (6), com apoio da Força Aérea Brasileira, foram enviadas 150 toneladas em doações de mantimentos e produtos de higiene. No total são 10 mil cestas básicas, 5 mil kits de limpeza e higiene.

A Guarda Civil Ambiental, ciente da gravidade da situação, intensifica sua participação nas operações de busca e se mantém pronta para colaborar em todas as frentes necessárias, oferecendo uma assistência significativa às famílias afetadas por essa tragédia.

Novos reforços partiram da capital no último sábado, 11 de maio.

Foram deslocados da capital com destino ao Rio Grande do Sul mais 16 guardas-civis metropolitanos, 3 agentes da Defesa Civil, 2 motos aquáticas (jetski), 5 viaturas entre GCM Ambiental e Defesa Civil. E junto dos equipamentoa também foram enviados mais 2 drones, que serão operados por GCMS habilitados.

A Secretaria Municipal de Saúde também enviou apoio médico e veterinário.

Confira abaixo os resultados das ações da Guarda Civil Metropolitana Ambiental e Defesa Civil Municipal:
 

Dia Pessoas  Animais

07/05

188 50
08/05 71 38
09/05 19 9
10/05 12 4
11/05 0 0
12/05 0 4
13/05 0 3
14/05 6 93
15/05 9 9
Total 301 206