Secretaria de Segurança Urbana entrega a ampliação da base Ilha do Bororé da Guarda Civil Ambiental e novos rádios de comunicação

Base e equipamentos modernizados fazem parte do programa de reaparelhamento da GCM e permitirão uma comunicação mais eficiente entre a Central de Telecomunicação e os agentes de campo.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, realizou na terça-feira (7), a entrega oficial da ampliação e readequação da base ambiental Ilha do Bororé da Guarda Civil Metropolitana, acompanhada da distribuição de 900 novos rádios transmissores HTs. Esses equipamentos fazem parte de um abrangente programa de modernização da GCM, destinado a fortalecer e aprimorar sua capacidade de comunicação operacional durante o atendimento de ocorrências.


O processo de reforma e expansão da base teve início em agosto de 2023, como parte de uma iniciativa da atual gestão municipal para aprimorar a estrutura da base operacional, com um investimento de R$ 541.123,69. A nova estrutura proporcionará um ambiente mais moderno e funcional para os agentes em serviço, além de um estacionamento maior com capacidade para 12 veículos, que permitirá a ampliação do patrulhamento preventivo local, abrangendo também outras operações na represa Billings.

No mesmo dia, também foram entregues os novos equipamentos de comunicação, os 900 rádios transmissores (HTs), dentre estes, 17 estarão à disposição da região ambiental Capivari-monos. Em um contrato de 36 meses e com um investimento total de R$ 7.387.200, os aparelhos contam com um sistema de comunicação via rádio, conectados com 12 antenas espalhadas por toda a cidade, que permitirão uma comunicação direta e de melhor qualidade sonora, integrando de maneira mais eficiente o contato entre a Central de Telecomunicações e os agentes em operação.

Os novos rádios portáteis são caracterizados por uma bateria de maior durabilidade, proteção contra poeira e resistência à água, bem como a capacidade de suportar altas temperaturas, radiação solar e vibrações mecânicas. Sua leveza não apenas os torna mais práticos no uso diário, mas também desempenha um papel importante na redução do tempo de resposta durante o atendimento de ocorrências, permitindo uma mobilidade ágil e eficiente por parte dos agentes.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Junior Fagotti, o marco do evento trará um grande avanço para a cidade. “Hoje celebramos mais um passo significativo em nosso compromisso com a segurança da cidade. A entrega da base Ilha do Bororé e os novos rádios trarão mais segurança para a população local e mais eficiência para os trabalhos da GCM, e quem ganha com isso é o cidadão”.

Com uma rede de radiocomunicação própria, devidamente autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação (ANATEL), a Guarda Civil Metropolitana possui um sistema de frequência de rádio que ao se integrar com os equipamentos, a comunicação se isentará de ruídos ou interferências no sinal durante ocorrências que envolvam muito barulho e um número aglomerado de pessoas.

A entrega reforça o compromisso da atual gestão municipal que entende que investir na qualidade dos equipamentos é tão importante quanto a contratação de novos agentes e que todo esforço em oferecer uma cidade segura está trazendo os resultados esperados.