No Dia Mundial do Meio Ambiente, GCM Ambiental recebe entrega de tablets para auxílio na fiscalização de crimes em áreas de preservação

Novos equipamentos otimizarão o tempo de resposta no atendimento e registro de ocorrências

Como parte de um esforço contínuo para fortalecer a segurança ambiental na cidade de São Paulo, a Guarda Civil Metropolitana recebeu nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, 20 tablets que serão destinadas às equipes ambientais. A iniciativa é parte de uma estratégia para aprimorar as operações de fiscalização ambiental, agilizando a resposta aos crimes e infrações, além do aperfeiçoamento técnico dos agentes.

Os tablets fornecidos contam com o sistema operacional Android e têm como objetivo principal otimizar o trabalho da GCM Ambiental, permitindo que essa tecnologia proporcione uma resposta mais eficiente às infrações, sendo possível acessar um banco de dados integrado à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e registrar ocorrências. O novo sistema propicia economia de tempo, agilizando com praticidade a emissão de notificações a todos os autos de notificações. Criado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM), terá integração ao portal 156 e ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – que gerará automaticamente, um processo eletrônico para cada inspeção feita.

Além disso, a entrega desses tablets representa um avanço significativo no aprimoramento técnico dos agentes da GCM Ambiental. Com acesso instantâneo a recursos e informações relevantes, os guardas terão a capacidade de realizar suas operações com maior eficácia e precisão, podendo junto trazer uma maior segurança à fauna e flora do munícipio. Isso não apenas aumenta a eficiência das operações, mas também contribui para uma fiscalização mais precisa, ajudando nas ações de preservação e recuperação.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Junior Fagotti, a fiscalização será ainda maior e melhor após o início das operações do programa Smart Sampa, que prevê a instalação de 20 mil câmeras em toda a cidade até o fim do ano. “O sistema vai ser integrado ao SP Regula e Secretaria das Subprefeituras e as câmeras vão poder ver os caminhões que estão liberados para transporte de resíduos ou não”, explicou. O secretário disse que será possível atuar preventivamente. “Ou seja, aqueles que insistem em agredir o meio ambiente, a Prefeitura está de olho e vai punir.

A segurança ambiental é uma prioridade essencial para os munícipes e a qualidade de vida dos cidadãos de São Paulo. Dentro disso, investimentos como este em tecnologia e capacitação são cruciais para garantir um ambiente urbano sustentável e protegido para as gerações futuras. A entrega desses tablets para a GCM Ambiental é um passo significativo, demonstrando o compromisso contínuo da gestão municipal em proteger e preservar seu patrimônio ambiental.