CADES Aricanduva firma parceria com escolas para estudar córregos da região

Projeto de educação ambiental, pretende conscientizar estudantes sobre a importância da preservação dos nossos rios e córregos

 O CADES – Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão acaba de firmar parceria com cinco colégios particulares da região para estudar as águas do Rio Aricanduva e de quatro de seus córregos afluentes: Rapadura, Ipiranguinha, Tapera, e Taboão. O projeto “Córregos de Aricanduva” pretende também colaborar no sentido de reforçar a educação ambiental e a consciência ecológica dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio dos colégios: Costa Aguiar, Alvorada (Drummond), Formosa, Soter e escola Santa Marina, que aceitaram participar do projeto. Cada escola desenvolverá o trabalho com um grupo de alunos, professores e um componente do CADES Aricanduva monitorando a qualidade da água de um dos córregos mensalmente durante um ano. Ao final, todos os colégios apresentarão seus resultados em um simpósio na Subprefeitura Aricanduva, aberto para a população e para os órgãos públicos e privados.
Sob a coordenação do conselheiro do CADES Aricanduva, Fellipe Moutinho e com a colaboração das biólogas Cinthia Ferreira da Silva e Maila Paisano Guilhon e Sá, o projeto foi elaborado pensando na necessidade de preservar e recuperar os recursos naturais, visando à utilização destes de maneira sustentável, principalmente numa cidade como São Paulo, que sofre com problemas de qualidade dos recursos hídricos, sobretudo nos grandes rios Tietê e Pinheiros e especificamente na nossa região, o Rio Aricanduva.
Ainda de acordo com a minuta, por conta dessa problemática, programas estaduais e municipais têm sido desenvolvidos para melhorar a qualidade das águas e as áreas no entorno desses corpos hídricos como o Programa Córrego Limpo e o Programa Mananciais. O desenvolvimento desses programas, também prevê a participação social, indo de encontro com as diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos. Além disso, todo o conteúdo abordado no projeto “Córregos do Aricanduva” é contemplado pela Agenda 21 e Agenda 2030, que norteiam a ação dos CADES da cidade de São Paulo.

Educação ambiental por meio de pesquisa
O projeto prevê a capacitação dos professores e alunos antes de ser posto em prática. A partir daí, alunos das cinco escolas participantes irão a campo, juntamente com os mestres e conselheiros do CADES, para terem contato com o ambiente que circunda os córregos, bem como para coletarem amostras de suas águas. Já na escola, aprenderão a determinar a qualidade dessas águas e em um ambiente de pesquisa tomarão contato da real dimensão do problema, suas causas, consequências e possíveis soluções, chegando ao grande objetivo que se propõe o projeto: “incentivar a educação ambiental como processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente contando com a valorosa contribuição dos estudantes, uma vez que no ambiente escolar tem-se a oportunidade de enfatizar problemas locais e envolvê-los como agentes participativos e construtivos de seu conhecimento ambiental, capazes de refletir sobre sua realidade e nela intervir”.