Prefeitura inicia segunda etapa do Movimento pela Vida Segura no Trânsito

Nova fase tem campanha voltada para motociclistas. Peças para conscientização do público estreiam neste sábado (dia 7).

De: Secretaria Especial de Comunicação 

A Prefeitura de São Paulo inicia neste sábado (7) a segunda fase do Movimento pela Vida Segura no Trânsito, com a estreia de uma campanha voltada à conscientização de motociclistas. Em 2018, o número de óbitos desses condutores em acidentes, pela primeira vez, ultrapassou a quantidade de pedestres que morreram atropelados em São Paulo. Foram 366 vítimas fatais que estavam em motos, ante 349 pessoas a pé.

O Movimento pela Vida Segura no Trânsito foi lançado pela administração municipal no último dia 29/11. A nova etapa, de proteção aos motociclistas, começa com a estreia, neste sábado, de filmes para televisão e spots de rádio, com 30 segundos cada um. O roteiro narra, na perspectiva de uma mãe, a morte de um jovem em um acidente sofrido após exceder o limite de velocidade na moto. Ela lamenta a perda do filho e finaliza com um apelo para que todos os motociclistas respeitem as leis de trânsito, conduzindo na velocidade regulamentada. O impacto de se trabalhar o tema “mães” foi avaliado em um grupo focal de motociclistas, que aprovaram a utilização desse conceito para conscientizar seus pares.

Também haverá conteúdo para internet e peças para o mobiliário urbano. O anúncio nos abrigos de ônibus terá a foto de um personagem real, que perdeu a perna em um acidente de moto.

Sobre o Movimento pela Vida Segura no Trânsito

A Prefeitura está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

A campanha está dividida em três fases. A primeira foi a mobilização, iniciada no dia 29 de novembro. Foram instaladas bandeiras brancas em pontos relevantes da cidade e 849 cruzes brancas no canteiro central da avenida 23 de Maio, sendo que cada uma delas representa uma pessoa que perdeu a vida em 2018. A campanha se estende até junho de 2020, e a terceira fase, prevista para março, é voltada para Pedestres.