Mutirão nos Bairros em Campo Limpo atende mais de 1.500 pessoas

Iniciativa leva os serviços da administração municipal para próximo da população que mais precisa, em áreas vulneráveis da capital

De: Secretaria Especial de Comunicação 

A Prefeitura de São Paulo realizou neste sábado (07), na Praça João Tadeu Priolli com a Rua Aroldo de Azevedo, região do Campo Limpo, Zona Sul da capital, mais uma edição do programa Mutirão nos Bairros, que realizou atendimento a 1.591 pessoas em vários serviços. Em 2020, a ação coordenada pela Secretaria Especial de Relações Sociais já passou por Guaianases, Parelheiros e Itaquera.

O programa concentra, sempre aos sábados, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade, levando os serviços da Prefeitura para próximo da população que mais precisa, em áreas vulneráveis da capital.

"Campo Limpo está em festa com dois eventos importantes.O Mutirão nos bairros e o Rua da gente oferece à população da região diversos serviços de utilidade pública. É um grande prazer receber essas atividades", disse a subprefeita de Campo Limpo, Claudete Pereira.

Os trabalhos das secretarias municipais ficam concentrados em único ponto, enquanto a subprefeitura local realiza diversos serviços de zeladoria no local e em seus arredores.

"É muito importante esse mutirão porque às vezes, no decorrer da semana a gente não tem tempo de correr atrás desses serviços e de sábado tem muita gente de folga", comentou o prestador de serviços, de 49 anos, Roque Lima de Souza.

Outro usuário dos serviços que elogiou o Mutirão foi o supervisor de vendas, Bruno Dantas, de 30 anos. "Esse tipo de serviço é sempre muito importante para as comunidades. Eu passei agora numa tenda onde falam sobre doenças infecciosas, tem mutirão de emprego, tudo muito importante".

Veja a relação dos serviços ofertados durante a ação:

Saúde

As unidades de Saúde da região ofereceram ao público local serviço como a vacinação contra Febre Amarela e Sarampo, aferição de pressão arterial, auriculoterapia, práticas de automassagem, orientações para idosos por meio do Casa Segura, Boteco da Saúde (ação de orientação sobre álcool), orientações sobre tabagismo, orientações sobre DST/HIV.

Saiba mais sobre as ações de Saúde no mutirão clicando aqui

Direitos Humanos

O Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) forneceu orientações sobre os direitos dos imigrantes, acesso aos serviços públicos e regularização migratória com o CRAI Móvel.

- Promoção da Igualdade Racial

Foi ofertado atendimento sobre políticas de cotas para acesso em concursos públicos, direitos da população negra e iniciativas do município contra o preconceito e o racismo.

- Políticas para Mulheres

Recebimento de denúncia de violência contra mulheres e encaminhamento para equipamentos da rede de atendimento, além de distribuição de panfletos com orientações em defesa da mulher.

Trabalho

Equipes do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo ofereceram cadastro para vagas de emprego e emissão de carteira de trabalho (primeira e segunda via). No total, 345 vagas de emprego foram ofertadas durante o mutirão, sendo 28 exclusivas para pessoas com deficiência

- Ade Sampa

A Agência São Paulo de Desenvolvimento participou do mutirão promovendo a orientação e formalização de munícipes pelo MEI e encaminhamento para cursos na área do empreendedorismo.

Oficinas Elabora

Esta edição também contou com oficinas de Habilidades e Comunicação para o sucesso profissional e de currículo, do Programa Elabora, da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) esteve presente no local oferecendo orientações sobre vagas de trabalho para pessoas com deficiência, parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) por meio do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), que realizam a seleção dos candidatos. Ainda, teve orientações sobre Bilhete Único Especial, Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência, Programa Cultura Inclusiva (atividades culturais acessíveis) e Central de Intermediação de Libras (CIL).

Outro serviço da SMPED presente no Mutirão é a Paraoficina Móvel, uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para fazer reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores. Para mais informações, acesse: Paraoficina Móvel e confira todo o cronograma de atendimento mensal.

Saiba mais sobre as ações da SMPED no mutirão clicando aqui.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou da ação conjunta de cidadania, por meio do CRAS Itinerante, que esteve no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico. Além disso, também houve orientações sobre a rede socioassistencial, os serviços disponíveis e como acessá-los.

Cohab

A van Cohab na Área esteve no evento para efetuar atendimentos aos munícipes da região, que puderam realizar agendamentos para a central da habitação, tirar dúvidas sobre cadastro, 2ª via de boletos, transferências, ajustes e outras questões, além de conhecer as ações de conscientização da Companhia: Desplugando (que trata sobre riscos com aparelhos eletrônicos na tomada), Conviva Bem (dicas sobre convivência em condomínios)e Não Seja Enganado (orientando sobre golpes e ilegalidades que terceiros podem realizar com o nome da Cohab).

- Regularização Fundiária

Durante o mutirão foram entregues termos de quitação para moradores do Conjunto Habitacional Adventista.

A ação de sábado (07/03) também contou com ações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Procon, Sabesp, e de parceiros da subprefeitura local.

 

Número de atendimentos realizados:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET)

  • Centro de Apoio ao Trabalho (CATE): Intermediação / vagas de emprego: 112
  • Centro de Apoio ao Trabalho (CATE): Encaminhamento para vagas: 76


Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

  • Divulgação e distribuição de panfletos sobre os serviços de castração de cães e gatos fornecidos gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo: 97
  • Distribuição de panfletos e preservativos: 400
  • Orientação nutricional: 17
  • Realização de Auriculoterapia: 66
  • Boteco da Saúde (distribuição de sucos naturais e frutas fresquinhas): 456
  • Verificação de pressão arterial: 123
  • Atendimento contra o tabagismo: 39
  • Vacinas Sarampo e Febre Amarela: 02
  • Orientação para idosos: 04


Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB)

  • Informações sobre o cadastro de moradia: 50

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP)

  • Informação: 1
  • 2ª Via: 1


Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)

  • Paraoficina (van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para fazer reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores): 21


Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

  • Orientação sobre CAD ÚNICO: 8
  • Orientação BPC: 2
  • Núcleos de Convivência do Idoso (NCI) 3
  • Trabalho do Cras: 2

Subprefeitura Campo Limpo (Tendas de atendimento c/ parceiros)

  • Ótica – Teste visual (verifica a necessidade do óculos): 28
  • Ótica – Limpeza de óculos: 50
  • Assistência sobre educação financeira: 17
  • Limpeza de pele e spa de mãos: 16