Matizes- Uma experiência urbana de arte comunitária

Na quinta-feira, 17/06 o CEU Campo Limpo abriu exposição a céu aberto do projeto Matizes.

Na quinta-feira, 17/06 o CEU Campo Limpo abriu exposição a céu aberto do projeto Matizes. Segundo Celso Freitas, Superintendente da Organização Não Governamental-Ong Ação Comunitária, o projeto é a concretização da idéia de trabalhar com a arte ceramista nos programas socioeducativos da Ong.
O projeto iniciado em 2008 envolveu cerca de duas mil crianças e 42 educadores, uma artista plástica e uma arquitetam, resultando na criação do Jardim das Esculturas, uma exposição permanente e a céu aberto de 60 obras selecionadas para visitação da população.
O Projeto surgiu com objetivo de dar acesso aos bens culturais da cidade e promover o conhecimento sobre arte em várias modalidades para crianças e jovens na faixa etária dos 10 aos 14 anos, identificados pelos educadores sociais nas organizações comunitárias pelas suas habilidades artísticas.
Esses educandos- moradores de comunidades com alta vulnerabilidade social- freqüentaram as oficinas no Mube (Museu Brasileiro da Escultura), orientados no “Atelier Aberto”.
Maitê Roberta Evangelista, 15 anos da Associação Santa Amélia, conta que iniciou na Ong no projeto primeira Letras aos 4 anos e aos 6 anos foi para o Crê-Ser e está até hoje. “Foi muito diferente e legal mexer com a argila, a idéia da cobra no tronco foi tirada do Best Sellers Harry Potter. E acrescenta, “Adoro tudo relacionado à arte”. “Foi uma ótima experiência” comenta orgulhosa, e posando ao lado de sua escultura.

Texto: Zenaide Bernardes