Eleição do Conselho Tutelar tem grande ascendência na área da Subprefeitura.

A região elegeu neste final de semana seus cinco representantes no Conselho Tutelar e teve o maior número de votos válidos.

Texto: Thales Portella Ruella.

 
Neste domingo, 16 de outubro ocorreram ás eleições do Conselho Tutelar, a área que abrange os distritos do Campo Limpo, do Capão Redondo e da Vila Andrade teve 79 locais de votação á disposição da população. Mesmo com o mau tempo, muitos dedicaram um pouco de seu dia para escolher os novos conselheiros.

Os Conselhos Tutelares existem desde o ano de 1990, quando da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. O Conselho Tutelar é um órgão municipal e têm como função principal cuidar dos direitos de crianças e adolescentes. São cinco membros que fazem parte do corpo do Conselho, isso é claro se referindo a uma comunidade, como no caso da região da Subprefeitura Campo Limpo. Os eleitos precisam acompanhar crianças e adolescentes e deve decidir em conjunto, qual medida irá ser tomada em cada caso. Veja outras atribuições de um conselheiro:


• Atender queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos.
• Exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos.
• Aplicar as medidas protetivas pertinentes a cada caso.
• Fazer requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado de cada caso.
• Contribuir para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.


A eleição deste final de semana foi referente á gestão 2011/2014 e é dirigida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP). O órgão institui uma comissão eleitoral formada por seis representantes, dois suplentes e dois representantes da sociedade civil. Todos os maiores de 16 anos puderam votar, a eleição foi realizada em escolas, creches e CEU´S dos distritos e tiveram urna eletrônica em todos os pontos para prezar a transparência e a lisura da eleição. Do total de 138 mil eleitores, a região do Campo Limpo atingiu 55,23% do total de votos válidos. E muitos daqueles que dedicaram um pedaço de seu domingo, comentaram a importância de participar da votação, uma vez que esta eleição não exige obrigatoriedade:


“Acho que é muito válido, meu filho estuda aqui e já participei de reuniões e vi que as propostas que envolvem o Conselho Tutelar são interessantes”, afirmou Pedro Sotero, morador do Jardim Iracema.


“Não custa nada, mesmo com o mau tempo, tenho filhos e sei a importância do Conselho para as crianças em geral, serve para dar amparo a todos. É a primeira vez que voto e vale a pena dar um voto de confiança”, diz Iraci de Souza, moradora do Jardim Boa Esperança.


Os conselheiros eleitos tomarão posse no dia 18 de novembro no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Após a cerimônia, todos deverão participar de cursos de formação, que servirão para que se preparem melhor para o cargo que será desempenhado. A região da Subprefeitura teve 27 candidatos ao todo. Confira a relação dos eleitos:


1º Cleide Aparecida de Carvalho Martins / 1.256 votos / 19,08 %
2º Maria Fátima Estevão Araújo / 921 votos / 13,99 %
3º Adauto Ribeiro Rios / 848 votos / 12,88 %
4º Nilma da Silva Maia Carneiro / 322 votos / 4,89 %
5º Sandro Rosa da Conceição / 289 votos / 4.39 %

Os cinco candidatos que irão ocupar a suplência são José Alves dos Santos, Luiz Pires França, Katia Gomes dos Santos, Ronaldo Gesteira da Silveira e Onilda Santos Santana.