Plenária devolutiva da Revisão do Plano Diretor Estratégico

Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento

No sábado, 31, das 9h às 13h, aconteceu no Centro de Convenções do SENAC de Santo Amaro a Plenária para as Devolutivas e Discussões da Revisão Participativa do Plano Diretor Estratégico do Município e as (06) seis Subprefeituras da região. Os grupos de pessoas presentes discutiram e questionaram todos os pontos apresentados pelo Diretor do Departamento de Uso e Ocupação do Solo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).
Os presentes apresentaram suas contribuições elevando o nível da discussão conduzida pelo diretor as SMDU. Participaram também os Subprefeitos das Subprefeituras: Campo Limpo, Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Parelheiros, Cidade Ademar e o Chefe de Gabinete da Subprefeitura Santo Amaro.
Os Subprefeitos lembraram a importância da participação da sociedade Civil, onde foi discutido a organização dos espaços da Cidade e a revisão do Plano que está em vigor desde 2002.
As propostas colhidas nas diversas oficinas, realizadas nas subprefeituras, foram sistematizadas pela equipe de SMDU e partir daí foi elaborada a proposta da minuta apresentada à população.
O plano diretor foi então dividido em seis capítulos com três estratégias chaves que vão organizar a estrutura territorial: estruturação metropolitana, redução da vulnerabilidade e otimização dos eixos de transporte coletivo. Os capítulos foram divididos da seguinte forma:
1. Objetivos que regem o plano diretor;
2. Da ordenação territorial;
3. Da estruturação dos sistemas urbanos e ambientais;
4. Das ações prioritárias nos sistemas urbanos e ambientais;
5. Da gestão democrática e do sistema municipal do planejamento urbano;
6. Das disposições finais e transitórias;
Após explanação de cada capítulo, e as considerações da comunidade, os dados serão mais uma vez sistematizados pela equipe de SMDU.
Esta foi a quarta e última etapa realizada pela Prefeitura que teve por objetivo fazer a devolutiva em relação às propostas e contribuições levantadas e discutir a minuta do Projeto de Lei tanto em atividades públicas quanto através do canal eletrônico.
 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Subprefeitura Campo Limpo
05.08.13