Subprefeitura realiza Operação Cata-Bagulho de 11 a 14 de Novembro

Essa ação visa o recolhimento de objetos considerados sem utilidade, como móveis velhos, colchões, pedaços de madeira e eletrodomésticos quebrados, auxiliando no combate ao descarte irregular em vias públicas ou margens de rios e córregos. O despejo nessas áreas, além de prejudicar a conservação do espaço público, é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 14 mil em caso de flagrante. De janeiro a julho, foram recolhidas cerca de 19 mil toneladas de inservíveis.

Para que a ação seja feita de forma organizada, a população precisa colocar os objetos em suas calçadas com uma hora de antecedência de acordo com a programação abaixo, atentando para os horários e para as vias que serão percorridas. É importante ressaltar que pode ocorrer alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Por isso, os moradores precisam consultar o site da Subprefeitura na sexta-feira, véspera da ação.

Se o munícipe quiser descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, é possível solicitar que a Subprefeitura de sua região inclua a via na programação do serviço através do telefone 156 ou através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) nas Praças de Atendimento. Outra opção é levar o material em desuso a um dos Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).

Conheça os ecopontos ds região do Campo Limpo

Os Ecopontos recebem diariamente entulho gerado por construções, demolições ou pequenas reformas. Além de materiais sem uso, podas de árvores e até mesmo lixo reciclável. Além de ser uma alternativa ecológica, evita que estes materiais sejam jogados em ruas, praças e córregos.

Cada pessoa poderá levar até 1 metro cúbico de material por dia e colocá-lo em caçambas distintas para cada tipo de resíduo, sem pagar nada.

Os geradores de muito entulho devem contratar uma empresa especializada em serviços de coleta e transporte de entulho cadastrada na Prefeitura e na Cetesb, para que façam o descarte de forma apropriada em aterros de inertes.

 

VEJA OS ENDEREÇOS:

 

Ecoponto da Travessa Rosifloras, 301 - Cohab Adventista.

Ecoponto da rua: Salvador Rocco, 400 em frente à Rua Antonio Cânon – Parque Fernanda.

Ecoponto Olinda - Entre as Ruas Caio Graco da Silva e Nelson Brissac, s/nº - Jardim Olinda. 

Todos os Ecos pontos funcionam de segunda a sábado das 6h00 às 22h00 e aos domingos e feriados das 6h00 às 18h00.