Defesa Civil percorre a cidade para atender a população em situação de vulnerabilidade

Agentes atuam no Programa Baixas Temperaturas

 De: Secretaria Especial de Comunicação

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, mobiliza Equipes de Resposta no atendimento aos moradores em situação de rua, para oferecer cobertores aos necessitados. Cabe à Defesa Civil, também, decretar os estados de criticidade, com base na previsão meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), e informar todos os órgãos envolvidos quanto aos estados de observação, atenção e alerta, no intuito de que sejam adotados procedimentos que possam garantir a prontidão de atendimento social a pessoas em situação de rua, em especial àquelas que se encontram desacolhidas e sujeitas às intempéries.

Na sexta-feira passada, dia 23 de agosto, quando a temperatura chegou à marca de 12°C, a Defesa Civil, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social - SEAS, novamente foi a campo e percorreu ruas centrais da capital paulista como, Avenida Paulista, Consolação e Glicério, realizando entrega de cobertores, somando 250 atendimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade. Também foi realizado o encaminhamento de uma pessoa vulnerável, ao CTA Parque Novo Mundo.

A sociedade paulistana pode participar do “Programa Baixas Temperaturas”, ao deparar-se com pessoas desabrigadas nas noites frias, informando a Defesa Civil, através telefone 199.

A Portaria 310, de 21 de maio de 2019, do Prefeito Bruno Covas, instituiu o “Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas – 2019”, com vigência no período de 22 de maio a 20 de setembro de 2019, e que é executado em estados de criticidade, quando a temperatura atingir o patamar igual ou inferior a 13ºC, ou sensação térmica equivalente.

De acordo com a portaria, a execução do plano é articulada pelo Comitê Permanente para a Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, sendo a sua coordenação técnico-operacional compartilhada entre a Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SMSU, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos – SMDHC. O Comitê pode convidar para suas reuniões, outros órgãos e membros da sociedade civil, em especial do Comitê Intersetorial de Políticas para População em Situação de Rua, com o objetivo de subsidiar suas atividades.