Prefeitura no Bairro atende mais de 2.600 pessoas na Casa Verde

Destaque da ação concentrada de zeladoria foi a limpeza do córrego Tabatinguera. Nas tendas instaladas entre as ruas Araguacema e Padre Moura, somente a equipe de saúde realizou mais de 1.200 atendimentos

O prefeito de São Paulo acompanhou neste sábado (1º) as ações da 16ª edição do programa Prefeitura no Bairro, realizada na Casa Verde, zona norte da capital. Em uma semana, as tendas instaladas entre as ruas Araguacema e Padre Moura atenderam mais de 2.600 pessoas. O trabalho concentrado de zeladoria atuou em 70 ruas da Vila Prado, Casa Verde Alta, Vila Diva e Vila Barbosa, com destaque para a limpeza do córrego Tabatinguera.

“Está todo mundo instalado aqui e a gente recebe críticas e sugestões para solucionar coisas simples, que podemos resolver em uma semana, e coisas mais complexas, que às vezes levam um ano para resolver. Esta é uma atividade de trabalho, para recolher informações”, afirmou o prefeito, após visitar os postos de atendimento do programa, que seguem no bairro até 7 de julho.

Além de receber sugestões e dialogar com a população, são oferecidos mais de 150 serviços das secretarias municipais. Foram disponibilizadas oito unidades móveis e 14 tendas, além do ônibus da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O destaque da ação foi para a equipe de saúde, que realizou mais de 1.200 atendimentos, com orientações e testes para detecção de doenças, como de glicemia e pressão. Além disso, equipes da Supervisão de Vigilância em Saúde visitaram 762 casas no bairro, com orientações sobre prevenção à dengue e a outras doenças.

A unidade do Centro de Apoio ao Trabalho e ao Empreendedorismo (CATe) realizou 436 atendimentos, com serviços como emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para vagas de emprego e formalização de microempreendedores. Já a assistência social ofereceu informações e cadastro em programas sociais para 109 pessoas. As tendas funcionam diariamente das 9h às 17h.

Os principais resultados da ação de zeladoria foram a limpeza manual em 2.500 metros quadrados de margens e mecanizada em 275 metros de córregos. Houve o recolhimento de 39,5 toneladas de lixo e de entulho em operações cata-bagulho. Nas áreas verdes, foi realizada a conservação e limpeza de 7.600 metros quadrados, 19 podas, quatro plantios e quatro remoções de árvores. Foram ainda capinadas as sarjetas de 22 ruas, raspados 191 postes e tapados 16 buracos. Os trabalhos envolveram 418 trabalhadores da subprefeitura.

Na área beneficiada pelo programa moram cerca de 80 mil habitantes. “Nós conseguimos fazer um trabalho de zeladoria concentrado e atender algumas demandas da comunidade, que inclusive já vinham de 20 anos, como a cocheira da rua Gama Cerqueira, que foi removida, a implantação da rotatória no Largo Menino Jesus, a melhoria da travessa Fama e principalmente a limpeza das galerias e do córrego Tabatinguera”, explicou o subprefeito da Casa Verde. No total, foram limpos 274 bueiros e 354 galerias de água pluvial.

Para melhorar a segurança do trânsito pelo bairro, foram também pintadas quatro novas faixas de pedestre, instalados quatro redutores de velocidade, uma nova rotatória e cinco pontos de proibição de estacionamento.

Educação e esporte
A visita à região da Casa Verde começou nesta manhã na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Antonio Callado, que neste final de semana realiza atividades lúdicas do Dia da Família. O equipamento atende 364 crianças de 4 e 5 anos. Pais, alunos e educadores se reuniram neste sábado para brincadeiras, oficinas, pintura e contação de histórias.

Após acompanhar os trabalhos do Prefeitura no Bairro, Haddad conheceu as instalações do Centro Esportivo Comandante Garcia D’Avila. O equipamento possui 5.300 metros quadrados e conta com ginásio poliesportivo coberto, piscina, quadra poliesportiva aberta e playground. Oferece aulas de alongamento, ginástica geral, hidroginástica, iniciação esportiva, tênis, voleibol adaptado, judô, tai chi chuan, caminhada, condicionamento físico, dança e futsal.

Acompanharam as visitas neste sábado a vice-prefeita Nádia Campeão, os secretários municipais Alexandre Padilha (Relações Governamentais), Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência), Luiz Antonio Medeiros (Coordenação das Subprefeituras), Celso Jatene (Esportes, Lazer e Recreação), Gabriel Chalita (Educação), Leonardo Barchini (Relações Internacionais), Maurício Pestana (Promoção da Igualdade Racial) e Eduardo Suplicy (Direitos Humanos).

Edições anteriores
A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu no Jardim Flor de Maio, na subprefeitura de Jaçanã / Tremembé, na zona norte. Edições anteriores do programa foram realizadas em Sapopemba e Guaianases, na zona leste; no Capão Redondo, zona sul; Vila Medeiros, zona norte; em Pedreira, zona sul; na Parada de Taipas, zona norte; no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste; no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, zona norte; no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Agenda
Veja o calendário para as próximas ações:
- 03 de agosto: subprefeitura da Lapa
- 10 de agosto: subprefeitura de Ermelino Matarazzo
- 17 de agosto: subprefeitura de Perus