Segunda edição da Virada da Saúde promoverá mais de 100 atividades entre 3 e 10 de abril

Evento está dividido em quatro eixos: Médico-Assistencial, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento; Bem-estar, com atividades físicas, de lazer e nutrição; Educação, com palestras e debates; e Cultural, com exposições, teatro e música

Começou neste domingo (3) a 2ª edição da Virada da Saúde, que levará mais de cem diferentes atividades para todas as regiões da capital paulista até o próximo dia 10 de abril. A programação está dividida em quatro eixos: Médico-Assistencial, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento; Bem-estar, com atividades físicas, de lazer e nutrição; Educação, com palestras e rodas de conversa e jogos; e Cultural, com exposições, teatro, filmes, documentários e música.

A abertura do evento reuniu cerca de 300 pessoas em uma caminhada na avenida Paulista, no centro, a partir das 10h do domingo (3). A concentração para a caminhada aconteceu com muita animação em frente ao Parque Trianon. Após caminharem cerca de um quilômetro, os participantes foram convidados para oficinas de práticas corporais orientais, como tai chi chuan e liang gong. O evento, realizado em parceria com a entidade Agita São Paulo, inicia a comemoração dos dias mundiais da saúde (7 de abril) e da atividade física (6 de abril).

"A principal ideia da Virada da Saúde é despertar a prevenção. Podemos fazer um monte de práticas de saúde e despertar as pessoas para se cuidarem, para serem felizes, porque o mais importante da saúde é isso", disse a secretária-adjunta Célia Cristina Bortoletto (Saúde), que participou da caminhada acompanhada da primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad.

Continuando a programação da Virada da Saúde, na segunda-feira (4) o Hospital Municipal Menino Jesus e a UBS Nossa Senhora do Brasil, ambos na Bela Vista, receberão atividades de Práticas Corporais, com exercícios de alongamento e postura, além de esclarecimento de dúvidas sobre dores musculares. Na terça (5), a mesma atividade acontece na UBS Cambuci e, na quarta (6), na UBS Humaitá. O Largo Coração de Jesus, na região da Luz, receberá um mutirão social com consultório de rua, testes de HIV/Sífilis, de glicemia, hepatite C e aferição de pressão sanguínea, além de corte de cabelo e orientação a familiares de dependentes químicos.

O objetivo da 2ª Virada da Saúde é aproximar os paulistanos do tema, promover ações de saúde em espaços da cidade e a construção de um ambiente saudável e sustentável na maior cidade do país. “Este é o segundo ano da Virada da Saúde e não poderíamos estar mais satisfeitos com essa realização. No ano passado, conseguimos resultados muito positivos, e temos certeza de que neste ano não será diferente. A programação foi pensada e criada com muita atenção. São inúmeras atividades que farão diferença na vida dos cidadãos que participarem. Saúde é um tema que merece nossa atenção, esforço e aprimoramento 100% do tempo. E é isso que trazemos nesta edição”, disse o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

Na zona leste, o Parque Linear Rio Verde, na avenida Itaquera, receberá no dia 8 oficinas de saúde da mulher, da criança, orientações para melhorar a saúde bucal, alimentação saudável, controle de doenças decorrentes do Aedes aegypti, além de prevenção ao H1N1. Os munícipes também aprenderão a confeccionar um reservatório para captação segura de água de chuva, a dançar ritmos latinos como a zumba ou incorporar uma prática integrativa para melhorar a condição de saúde. No Trailer de DST/Aids, haverá uma equipe para esclarecer dúvidas, oferecer orientações, preservativos e o teste rápido. O local ainda receberá um ônibus lilás, com equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias e primeiro atendimento para mulheres em situação de violência, garantindo orientação sobre defesa dos direitos.

Na região norte, um das atrações ficará por conta de uma peça de teatro sobre a dengue, no próximo dia 6, no Centro Esportivo Clube Escola, na avenida Agenor Couto de Magalhães, em Pirituba. A programação na região contará ainda com rodas de tambor, música com a banda do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto, zumba, dança circular e oficinas de orientações para o público da terceira idade. O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) apresentará o coral da Área de Proteção Ambiental (APA). Serão distribuídas mudas de plantas e orientações sobre os benefícios para a saúde que cada uma delas oferece, e as crianças poderão se divertir com a oficina de pintura facial. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Caiuba, em Perus, contará com uma apresentação de capoterapia, adaptação da capoeira tradicional na qual idosos podem utilizar, em benefício da saúde, alguns de seus movimentos. A programação completa está disponível no site da Virada da Saúde.
 

De Secretaria Executiva de Comunicação