Workshop de compostagem doméstica

A Subprefeitura de Cidade Ademar é privilegiada em ter uma escola estufa,onde ocorreu todo o processo prático do workshop.

 
No ultimo dia 13 de novembro mais de 36 munícipes participaram do workshop de compostagem doméstica realizado na Subprefeitura de Cidade Ademar.

A Subprefeitura de Cidade Ademar é privilegiada em ter uma escola estufa,onde ocorreu todo o processo prático do workshop.


Confira o conteúdo programático:

- Horta, Solo e Cultivo de Hortaliças.
- Agricultura Orgânica.
- Introdução à Jardinagem e Fruticultura.
- Plantas Medicinais e Aromáticas.
- Desenvolvimento de Minhocário.
- Flores Comestíveis.

 

O que é compostagem

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas

A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.

Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.

 

 

Sobre a Escola Estufa Lucy Montoro

Criado em 2008, o programa tem como meta estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, além de retomar o conceito de hortas comunitárias.

A "Escola Estufa Lucy Montoro" é gerida pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da Secretaria de Participação e Parcerias, e permite a capacitação de agentes multiplicadores, conhecedores de técnicas e conceitos de cultivo de hortaliças e várias outras plantas, com o objetivo de possibilitar aos participantes o aumento de renda e a melhora da alimentação, promovendo ainda uma reeducação alimentar.

Informações sobre oficinas ambientais e consulta de endereços devem ser realizadas pelo telefone 3057-3501,