8ª Pré-Conferência Municipal de Assistência Social da Cidade de São Paulo

Com o tema “Participação e Controle Social no SUAS (Sistema único de Assistência Social) será realizada nos dias  22 e 23 de julho, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social da Cidade de São Paulo, no Palácio das Convenções do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana), das 8h às 17 horas.

A Conferência que é realizada a cada dois anos, pretende avaliar, propor, deliberar e conferir diretrizes para o aperfeiçoamento das ações dos SUAS no município de São Paulo, através da discussão com representantes do poder público, sociedade civil, usuários do programa e organizações conveniadas.

Nesta conferência, serão eleitos os delegados do município que vão representar a Cidade na Conferência Estadual e Nacional que serão realizadas ainda neste ano.

Para abranger toda a cidade, serão realizadas entre os dias 17 de junho e 06 de julho, pré-conferências, divididas em micro regiões de São Paulo. A Pré- Conferência da Região Sul 2, grupo o qual a Subprefeitura Cidade Ademar está inserida com as Subprefeituras de Santo Amaro, Parelheiros e Capela do Socorro, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, no anfiteatro da Universidade Ibirapuera (Av. Interlagos, 1.329, Chácara Flora), das 8h30 às 17 horas.

Para debater o tema proposto neste ano, “Participação e Controle Social no SUAS”, quatro subtemas formam o eixo da conferência, a fim de desenvolver e aprofundar mais o tema principal:

• Processo Histórico da Participação Popular no País/ Trajetória e Significado do Controle Social na Política Social/ e Conselhos de Assistência Social e o SUAS

• Os Usuários e o seu Lugar Político no SUAS/ Trabalhadores do SUAS em Relação ao Protagonista dos Usuários

• Democratização da Gestão do SUAS/ Entidades de Assistência Social e o Vínculo SUAS

• Bases para Garantia do Financiamento da Assistência Social

É válido ressaltar a importância da participação de toda a sociedade em um evento como esse, onde há espaço para discutir democraticamente o direito constitucional no que diz respeito à participação popular na elaboração, deliberação e monitoramento das políticas públicas.