Cidade Tiradentes tem mais 31 novos zeladores de praças públicas

Dos 248 zeladores de praças, da sétima turma, que se formaram no dia 08 de outubro, 31 são de Cidade Tiradentes. O Programa Zeladoria de Praça propõe preparar as pessoas desempregadas, para ajudar a manter e revitalizar as praças públicas e áreas verdes da cidade de São Paulo. A entrega dos certificados de conclusão do curso de zeladores foi realizada pelo prefeito Gilberto Kassab no Espaço Serraria, no Parque Ibirapuera, Zona Sul da Capital.
 
O projeto foi criado em 2008 e é uma parceria entre as secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEMDET), Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Coordenação de Subprefeituras (SMSP). Ele capacita munícipes desempregados na área de jardinagem para desenvolverem a manutenção de áreas públicas e verdes da Capital.
 
Auxílio
 
Além das aulas, os participantes também recebem um auxilio pecuniário de R$ 535,50 mensais, administrados pelo Programa Orientação Trabalho (POT), da SEMDET - uma ação social que oferece oportunidade de qualificação profissional para desempregados com baixa escolaridade, por meio de ações municipais.  

"São cerca de 1.800 zeladores formados desde o início do Zeladoria de Praças. Cerca de mil praças serão atendidas. A idéia é atingir em médio prazo as 6 mil praças de São Paulo. Isso é humanizar a cidade. Deixar as praças adequadas para o uso daquelas pessoas que moram no seu entorno e querem usá-las para levar seus filhos, seus netos, para passear ou para algum evento cultural", afirmou Kassab.

Além da Subprefeitura Cidade Tiradentes, os demais formandos prestarão serviçosnas seguintes subprefeituras: Butantã, com 40 zeladores; Itaim, 37; Lapa, 44; Vila Maria, 4; Penha, 59; Sé, 30 e São Mateus, 3. Esta é a última turma a se formar neste ano. A iniciativa se juntará ao Florir São Paulo, que tem como objetivo revitalizar e requalificar as praças da cidade com ações de paisagismo e jardinagem - plantio de flores e forrações coloridas que embelezam a cidade