Atores globais apresentam espetáculo em Cidade Tiradentes

Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Orã Figueiredo e Paulo Betti divertem 1.500 pessoas com a peça O Deus da Carnificina

Neste último sábado (22), Cidade Tiradentes foi presenteada com a peça de teatro “O Deus da Carnificina”, apresentada pelo renomado elenco da TV Globo: Deborah Evelyn, Paulo Betti, Julia Lemmertz e Orã Figueiredo.

Cerca de 1500 pessoas participaram das três sessões da peça realizadas sábado e domingo, no CEU Inácio Monteiro, localizado na Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n. Para o subprefeito, a presença desses atores valorizam ainda mais o bairro. “Somos quase 300 mil moradores, o distrito considerado o maior complexo habitacional da América Latina, e com certeza a apresentação da peça beneficiou gente do Brasil inteiro, devido a diversidade de pessoas que moram aqui”.

A apresentação da peça “O Deus da Carnificina”, escrita pela dramaturga francesa Yasmina Reza, em 2006 e sob direção de Emilio de Mello e produção de Cinthya Graber e Nacho Laviaguerre, faz parte do programa “CEU É Show”, da Secretaria de Educação, que realiza até dezembro mais de 400 espetáculos teatrais e musicais gratuitos nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de toda a Cidade.

A trama se desenvolve em forma de comédia e a comunicação entre o palco e platéia provoca um grande humor e divertida reflexão, levando ao questionamento de posturas de egoísmo, autoritarismo, humildade, pudor e hipocrisia. Os dois casais formados por Julia Lemmertz e Paulo Betti e Deborah Evelyn e Orã Figueiredo, que a princípio são considerados civilizados e estão protegidos pelo tradicional verniz social, deixam seus pudores de lado e entram em um verdadeiro campo de batalha, tudo por causa de seus filhos, ambos com idade de 11 anos, onde um deles quebrou dois dentes do outro numa briga na praça. 

A partir disso, os casais se encontram para resolver o problema que envolve seus rebentos. Mas no desenrolar da peça, tudo vira uma tensão, porque não conseguem manter a compostura e as regras que impuseram a si mesmo, portanto, o que era um tratamento de fino trato, se transforma num “barraco total”.

Atores deixam recados

Ao término da peça, os atores concederam uma entrevista para a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Subprefeitura Cidade Tiradentes.

Para o ator Paulo Betti, que atualmente interpreta Jonas, na novela “A Vida da Gente”, entre as quase 200 apresentações, essa foi uma das melhores, devido o público e os atores estarem na mesma sintonia. “O segredo dessa dinâmica e a afinação com o público, se dá pelo entendimento das nuances do cotidiano interpretado pelos atores”.

Ao concordar com a opinião de Paulo Betti, a atriz Julia Lemmertz que interpreta Esther em “Fina Estampa”, acrescenta também, que atualmente, a sociedade está muito intolerante e impaciente um para com o outro. “A peça mostra bem, onde as percepções das questões sociais conseguem dialogar com o público, tanto da burguesia como da periferia”.

A atriz Debora Evelyn, que viveu a personagem Eunice, no folhetim passado “Insensato Coração”, ressaltou a importância da boa qualidade do teatro do CEU Inácio Monteiro, e o seu aproveitamento com iniciativa como essa. “Trazer o teatro para lugares distantes é maravilhoso, porque é um incentivo para que as pessoas possam apreciar a arte mais perto de casa, com preço acessível” Para ela, isso acaba com o preconceito de que o teatro é só para burguesia”.

Texto: Assessoria de Comunicação/ SP-CT