Parque Consciência Negra comemora dois anos de existência

Neste final de semana (19 e 20), o Parque Linear Consciência Negra teve uma programação especial para comemorar dois anos de existência.

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades, voltadas a cultura negra, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, em comemoração ao maior líder negro do Brasil, Zumbi dos Palmares.

Cidade Tiradentes está entre os distritos que possui uma população com maior contingente de afrodescendentes. Em razão disso, as atividades agitaram os participantes com apresentações de capoeira exibida pelos integrantes da Associação de Capoeira Beija-Flor, contação de histórias, oficinas de jardinagem de horta vertical e cuidados com a árvore, e exposição fotográfica referente a preservação da cultura negra.

Para Maria da Glória, as atividades foram um presente para os usuários da região, em especial o teatro, apresentado pela Cia Baitaclã, exibindo a peça Anuário Imaginário.

O espetáculo que mostrou ao público o calendário das diversas manifestações populares, tradições, festejos e costumes do Brasil através de divertidas figuras, mexeu com Maria da Glória. “A história do Brasil foi contada de uma forma leve e fez eu relembrar as coisas de minha infância, que estavam na minha memória de menina e que agora senti que tudo já é história”.

Meus Parabéns!

Os frequentadores do parque, além de participar das homenagens, aproveitaram o dia para passear e repor as energias para a semana.

O jovem casal, Carolina Rocha Ramos,18 e Willians Jorge Ferreira Santos, 19, ambos estudantes, gostam de passear em seu tempo livre no parque e curtir o verde da Mata Atlântica que cerca o local. “Que venham muitos anos a mais para o nosso parque. Este é um grande presente para nós moradores da região”, afirma Carolina Rocha.

A funcionária pública, Dalva de Oliveira, 52, e seu marido Nilton Gonçalves Rocha, 43, porteiro aproveitaram o final de semana para se divertir e relembrar a história de Zumbi.

“Cantamos Parabéns “Para Você” (parque) em nossos pensamentos e agradecemos esse espaço tão bonito”, afirma Dalva de Oliveira. Nilton Gonçalves, após dar uma volta pelo parque, redescobriu belas paisagens, que segundo ele fez bem para a mente e o corpo.

Parque da Consciência Negra

O Parque Linear da Consciência Negra, foi inaugurado no dia 20 de novembro de 2009. A data foi escolhida por coincidir com comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra em que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, considerado um dos heróis nacional cujo o nome está escrito no Panteão da Pátria em Brasília.

O parque fica a 220 metros da nascente do córrego Itaquera, que cruza área ainda preservada de Mata Atlântica. Na inauguração, foi plantado um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.
 

Texto: Assessoria de Comunicação/ SP-CT