Fernanda Montenegro interpreta história de Simone de Beauvoir no CEU Inácio Monteiro

Na última quinta-feira (24), as portas do Teatro CEU Inácio Monteiro se abriram para receber um dos ícones da dramaturgia brasileira, a atriz Fernanda Montenegro. Frente a um público aproximado de 500 pessoas, ela apresentou o espetáculo
Viver Sem Tempos Mortos”, interpretando um texto baseado nas memórias de Simone de Beauvoir e nas cartas que ela escreveu a Jean-Paul Sartre.

Dirigido por Felipe Hirsch e sob direção de arte de Daniela Thomas, o texto da peça é uma colagem de trechos dos escritos de Simone, que foi produzido em conjunto por Fernanda Montenegro e pelo tradutor Newton Goldman.

No palco, um cenário quase todo preto, com apenas uma cadeira e um ponto de iluminação, a atriz Fernanda Montenegro, durante 60 minutos, faz um monólogo que prende a atenção de todos, com seu dom de interpretar com paixão, energia e audácia, a história da escritora Simone de Beauvoir, considerada a mulher que revolucionou a visão do universo feminino, e que por isso esteve à frente de seu tempo no século XX e ainda hoje permanece com pensamentos sobre a existência e a essência feminina. Ao formar um dos casais mais célebres do século, Simone foi ao lado de Jean-Paul Sartre uma expoente da liberdade.

Sem omissões, sem disfarces, sem floreios, sem justificativas, Fernanda não precisou de outros artifícios para vestir sua personagem. Bastou pequenas alterações de voz e olhares para dar conta da essência da vida de uma das mulheres mais influentes do século passado. Os fragmentos do pensamento de Simone, refletidos em palestras, debates, documentário, exposição e livros, também não foram esquecidos durante o espetáculo, inclusive de que “ninguém nasce mulher, torna-se mulher independente, submissa e pressionada pela sociedade. A diferença entre a mulher e o homem, não é física e nem biológica e sim cultural”, interpreta Fernanda Montenegro.

Ao final, a atriz mostrou a todos uma lição de elegância e humildade. Agradeceu o silêncio e a entrega da plateia ao espetáculo, e o profissionalismo da equipe do CEU Inácio Monteiro”. Em sinal de carinho e dedicação, a sua produtora distribuiu para cada pessoa que assistiu a peça, um cartão com os seguintes dizeres: “Obrigada por você ter vindo. Espero te encontrar novamente no CEU é Show. Grande abraço. Fernanda Montenegro”.
 

Texto: Assessoria de Comunicação/SP-CT