Praça receberá o nome Dona Graça

Uma das grande lideranças de Cidade Tiradentes, dona Graça, que faleceu em fevereiro, deste ano, recebe uma homenagem in memória, onde será lembrada pelos canteiros de flores da Praça localizada entre as Avenidas Naylor de Oliveira e dos Têxteis, em frente do Terminal novo de ônibus.

No dia 19 de junho, os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram o Projeto Lei 72/2012 para que esse logradouro passasse a ser denominado Praça Maria da Graça dos Reis “Dona Graça”. A sua experiência de vida, a doação ao próximo, a garra, a guerreira garrida que marcou seus 62 anos de vida, foram, dentre outras, as razões para o recebimento dessa homenagem.

 

Quem foi Dona Graça

Mineira de Araxá, filha única, criada pela mãe, que trabalhou como lavadeira para o seu sustento, dona Graça casou aos 16 anos com João Batista dos Reis, que viveram juntos 45 anos, constituindo uma família de dois filhos e sete netos.

Começou cedo no trabalho, exercendo múltiplas funções como diarista, doméstica em casa de família, manicure, fez salgados para festa, passou roupa pra fora e trabalhou em fábrica de blocos. Foi funcionária pública atuando como servente escolar, merendeira, conselheira tutelar e, por fim Supervisora de Habitação na Subprefeitura Cidade Tiradentes.

Esteve de frente nos movimentos de implantação da estrutura de Cidade Tiradentes, quando um grupo de moradores liderado por Dona Graça, uniu-se em prol da busca de serviços públicos, transportes, telefone, posto de saúde, escolas e policiamento, nascendo assim a entidade Ação Comunitária Tiradentes, em 02 de outubro de 1984 que a princípio direcionou suas atividades pensando no bairro como um todo.

A Ação Comunitária prosperou e Dona Graça partiu deixando uma forte relação com a comunidade e com parceiros.Na Instituição ficaram organizados nove Projetos Sociais, sendo dois Centros da Criança e Adolescente – CCA, com atendimento a 200 crianças, dois Centros da Juventude – CJ com atendimento a 240 jovens, um Núcleo de Convivência do Idoso, atendendo 120 idosos, quatro creches com atendimento a 356 crianças e suas respectivas famílias.