Prefeitura entrega nova creche em Cidade Tiradentes

O prefeito de São Paulo entregou oficialmente na manhã desta segunda-feira (29) o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Wilma Flor, na Cidade Tiradentes, Zona Leste. Em funcionamento desde o dia 24 de outubro, a unidade atende atualmente 126 crianças, mas tem capacidade de receber 208 alunos de zero a três anos e 11 meses. Durante a entrega da unidade, o prefeito afirmou que ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil é uma das prioridades do seu governo.

 

“Nosso trabalho é contínuo. Atualmente mais de 210 mil crianças da nossa cidade estão dentro dos Centros de Educação Infantil da Prefeitura, sejam eles conveniados ou diretos. A nossa meta, até o último dia da gestão, é criar ainda mais vagas para atender as crianças do município”, destacou.

 

Localizado na Rua Nova Guaianases, 1004, o CEI oferece ambiente com banheiros infantis, dois playgrounds, lactário, berçário, salas de aula, refeitório e cozinha. A unidade é administrada pelo Instituto Educacional Pais e Filhos, organização que já é responsável por outras seis creches na Diretoria Regional de Guaianases por meio de um convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação. O CEI Wilma Flor, que conta com 27 funcionários, sendo 18 educadores, funciona em período integral, das 7h às 17h, e oferece cinco refeições diárias aos alunos.

 

Atualmente, quase 54% da população em idade de creche é atendida na cidade, percentual que já ultrapassa a média prevista pelo governo federal para o ano de 2020, de acordo com o Plano Nacional de Educação, de que os municípios atendam 50% da população em idade de creche. Segundo o Censo Escolar de 2010, esse atendimento no Brasil não passa de 23%. Para a secretária municipal de Educação, o crescimento é resultado do investimento da pasta. “Destinamos quase 15% do orçamento para as creches”, disse.

 

Ampliação das vagas
Em 2004, a Rede Municipal de Ensino contava com cerca de 60 mil crianças de zero a três anos matriculadas em suas creches. Em dezembro de 2010, esse número já havia subido para 130 mil, portanto, mais que o dobro encontrado. Com a reorganização da Educação Infantil, em 2011, a faixa etária atendida em creche passou de zero a três anos para quatro anos incompletos. Hoje são 210 mil crianças matriculadas. Essa ampliação foi possível graças à construção de novas unidades e à assinatura de novos convênios. A previsão é entregar, até o final deste ano, outras 400 creches, entre novas construções e a assinatura de novos convênios, nas 13 Diretorias Regionais de Educação.