Distrito ganha mais um aliado a favor da leitura

Com programação que se estende por todo o mês de julho (http:// cfccidadetiradentes.blogspot.com.br), o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) inaugura, a partir deste sábado (06), a sua biblioteca, que será orientada para o tema dos Direitos Humanos.

O novo equipamento soma-se aos outros sete serviços já existentes no Distrito: as bibliotecas dos CEU’s Água Azul e Inácio Monteiro e três Pontos de Leitura (André Vital, Juscelino Kubitschek e Parque do Rodeio), além das bibliotecas comunitárias Milton José de Assumpção (Instituto Pombas Urbanas) e Solano Trindade, que também é um Centro de Documentação em Direitos Humanos, em funcionamento há quase 13 anos em Cidade Tiradentes, sob a administração do Núcleo Cultural Força Ativa.

A biblioteca do CFCCT é mais um aliado na guerra que hoje se trava no Brasil a favor da leitura. Pesquisas revelam que os brasileiros estão lendo cada vez menos, priorizando outras formas de lazer e de acesso à informação, como assistir TV, ouvir música ou navegar na internet.

Ao fazer tais escolhas, essas pessoas deixam de usufruir dos benefícios cientificamente comprovados do hábito da leitura: estímulo da memória e da imaginação, expansão da capacidade mental e do vocabulário, melhor autoconhecimento e compreensão do mundo, desenvolvimento do senso crítico e aprimoramento da capacidade de expressão, entre outras vantagens.

Nesse sentido, a proposta do CFCCT, que é vinculado ao Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, é não apenas oferecer num mesmo espaço diferentes atividades culturais, mas também vincular essas atividades ao processo de formação profissional do seu público-alvo, composto principalmente de crianças e jovens.
 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação - SP/CT