Gestão de resíduos sólidos foi o tema da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente em São Paulo

A capital paulista recebeu, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, a quarta edição da Conferência Municipal de Meio Ambiente. Os cerca de 300 participantes do evento, realizado no Centro de Convenções do Anhembi, debateram o seguinte tema: “Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo”.
 

A abertura da Conferência, ocorrida no dia 30, contou com a participação do prefeito de São Paulo e dos secretários municipais de Coordenação das Subprefeituras, de Serviços e do Verde e Meio Ambiente, além de lideranças indígenas e dos catadores de material reciclável.
 

A reelaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGIRS) norteará o planejamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos no município nas próximas duas décadas.
 

Etapas

Organizada pela Secretaria de Serviços, Secretaria de Verde e Meio Ambiente e a Coordenação das Subprefeituras, a Conferência tem se destacado pelo diálogo com as comunidades. As etapas preparatórias contemplaram todas as regiões do município, com plenárias realizadas pelas 31 subprefeituras.
 

No decorrer do processo, também ocorreram conferências livres e uma plenária composta por representantes de aldeias indígenas, com acompanhamento da FUNAI. A população teve a oportunidade de eleger delegados e discutir os problemas relacionados aos resíduos sólidos em cada região.
 

Posteriormente, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, foram realizadas etapas temáticas, que aprofundaram o debate sobre temas como coletas seletivas e logística reversa.
 

A etapa de preparação dos delegados ocorreu de 19 a 22 de agosto e teve o objetivo de orientá-los sobre questões regimentais e também reforçar a proposta e o formato da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CVMMA).