Cidade Tiradentes recebe investimentos na área de saúde bucal

Prefeito da capital paulista e Ministro da Saúde visitaram o Centro de Especialidades Odontológicas

Na última sexta-feira, 20 de setembro, o Centro de Especialidades Odontológicas/ Núcleo Integrado de Reabilitação de Cidade Tiradentes (CEO/NIR) recebeu a visita do prefeito de São Paulo e do Ministro da Saúde. Além deles, também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde e o presidente da Câmara Municipal, entre outras autoridades e servidores da Subprefeitura.

De acordo com o presidente da Câmara, esse Centro de Especialidades foi o que fez mais próteses em toda a cidade no ano passado e a meta para o próximo ano vai ainda mais longe: o objetivo é produzir uma média de 60.000 próteses e três vezes mais implantes.

Em seu discurso, o prefeito afirmou que a saúde bucal não vai bem na cidade e que a população idosa possui grande necessidade de tratamento odontológico. Ele mencionou ainda melhorias no transporte público e na educação e disse que a partir de 2014 será uma vida nova na cidade de São Paulo. De acordo com o mesmo, 200 novos equipamentos foram liberados para a melhoria do CEO.

Já o Ministro da Saúde assinou uma portaria que libera um milhão e setecentos e setenta mil reais de verba para a confecção de implantes dentários e uma portaria que libera 57 milhões para reformar as unidades básicas de saúde. Ele afirmou que para os próximos anos a média será de 500.000 próteses, além de também mencionar sobre o Programa Mais Médicos.

Um pouco mais sobre o Centro de Especialidades Odontológicas

O Centro de Especialidades Odontológicas / Núcleo Integrado de Reabilitação (CEO / NIR) de Cidade Tiradentes está localizado na Rua Fernando Ganga, 24, no Setor Ferroviários e está em funcionamento há oito anos. O Centro possui sala de odontologia, radiografia e laboratório de prótese dentária.

E o atendimento conta com a prestação de serviços nos setores de endodontia, cirurgia e próteses dentárias. O gerenciamento de riscos, a biossegurança e a participação popular como conselho gestor também fazem parte das comissões existentes no Centro.

O local ainda possui uma comissão de qualidade que busca a introdução de novos colaboradores às ferramentas de excelência e com uma equipe unida e integrada busca o trabalho humano, acolhedor e tecnicamente embasado.

Programa Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente foi criado pelo governo federal em 2004, cuja a implementação do programa significou um marco na mudança de foco da atenção em saúde bucal.

As principais linhas de ação do programa visam reorganizar a atenção básica em saúde bucal e a ampliação de locais que promovem o atendimento como o Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

O projeto garante as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população, fornecendo acesso gratuito para tratamentos odontológicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).