Prática do Skate vira febre em Cidade Tiradentes

O esporte foi a estrela da Virada Esportiva, ocorrida nos dias 21 e 22 de setembro

Além de ser um dos esportes com maior número de praticantes no Brasil, o skate é também um meio de transporte que ajuda a celebrar o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no domingo, 22 de setembro. É por isso que ele foi a grande estrela desta sétima edição da Virada Esportiva, que também coincidiu, no sábado, 21, com o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência.


Já faz algum tempo que o skate é uma febre em Cidade Tiradentes. Não é à toa que o Distrito possui várias pistas, como a da Praça 65 – altura do nº 2.400 da Avenida dos Metalúrgicos – localizada atrás do Centro de Formação Cultural, na Rua Alexandre Davidenko, e a que fica em frente ao CEU Inácio Monteiro, na Rua Barão Barroso do Amazonas, esta última frequentada com entusiasmo pelas mais de 80 crianças que, três vezes por semana, frequentam aulas com os skatistas do Coletivo Love CT.

Os principais benefícios do skate

O Love CT é resultado da paixão local por esse esporte e também do interesse dos jovens pelos benefícios que ele oferece como, a melhora do desempenho escolar das crianças e a redução da criminalidade no bairro. Tal paixão já rendeu inclusive um vídeo chamado Love CT – Revolução Periférica, e até profissionalizou dois de seus integrantes: Denis Silva e Elton Melônio.

Em 2012, por exemplo, Cidade Tiradentes recebeu a 6ª etapa da Copa Sampa Skate, evento que, assim como a Virada Esportiva, foi promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, e atraiu praticantes de todas as regiões de São Paulo.

Pessoa com deficiência também pratica esporte

No domingo, 22 de setembro, foi a vez de um time de basquete de cadeirantes de Mogi das Cruzes realizar uma palestra para um grupo de crianças no auditório do CEU Água Azul.

Os palestrantes falaram sobre a relação que cada um deles tem com a sua deficiência, procurando principalmente conscientizar as crianças sobre os preconceitos que envolvem o tema.

O time também disputou uma partida na quadra poliesportiva do CEU, além de proporcionar a esse público a experiência de tentar praticar o esporte sentado numa cadeira de rodas.