Prefeitura busca parceiros para construção de centro de serviços na Cidade Tiradentes

Objetivo é levar serviços públicos e privados para a região, além de ampliar a oferta de empregos no bairro da zona leste com 3.000 novos postos de trabalho. Prefeito Haddad visitou a região neste sábado (31) e entregou melhorias para os moradores

A Prefeitura de São Paulo venderá de forma condicionada a um parceiro da iniciativa privada um terreno de 600 mil m² na Cidade Tiradentes, na zona leste, para a construção de um centro comercial e de serviços para os moradores do bairro. A intenção, além de garantir espaço para sedes próprias da subprefeitura e de serviços públicos como uma agência do INSS, que não existem atualmente, é também ampliar a oferta de emprego para os moradores. O espaço seria capaz de criar cerca de 3.000 novos postos de trabalho na região.

A medida foi anunciada neste sábado (31) pelo prefeito Fernando Haddad, que visitou obras da Prefeitura no bairro. O edital de consulta pública para buscar os parceiros será publicado nos próximos dias. O projeto será debatido com os moradores do bairro em audiência pública para que eles possam opinar e sugerir melhorias.

“Não se trata de um shopping tradicional desses que só tem lojas. Aqui tem que ser diferente. Tem que ter todos os serviços públicos, porque isso vai modificar o bairro, além do fato que vamos gerar 2.000 ou 3.000 postos de trabalho”, afirmou o prefeito em discurso na Praça Maria das Graças Reis, que ganhou um ponto do projeto Wi-Fi Livre SP, que já está operando internet grátis em 108 locais da cidade.

“Será um lugar para lazer, para compras, para serviços, mas também para trabalhar e mais importante, perto de casa. Levar o emprego para perto da moradia é fundamental para mudarmos a cidade”, disse Haddad, que fez as visitas ao lado da vice-prefeita, Nádia Campeão.

Além disso, Cidade Tiradentes ganhará a primeira das dez unidades do projeto Fab Lab, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços. Com sede no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, também visitado pelo prefeito neste sábado (31), o projeto levará uma espécie de oficina high-tech aberta a população para desenvolvimento de projetos e execução em impressoras 3D e outros equipamentos de ponta. Inaugurado em dezembro de 2012, o centro tem ampliado suas atividades com novos cursos e se tornou um dos principais polos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em São Paulo.

“Vocês terão um laboratório que não existe em nenhuma cidade brasileira. O Fab Lab é um laboratório de última geração. O que há de mais moderno em informática. A gente não quer que o jovem de Cidade Tiradentes só arrume emprego em telemarketing. E as coisas avançadas não irão chegar aqui? Tem que chegar antes aqui”, afirmou o prefeito.

“É o telecentro que vocês já conhecem, mas é o telecentro do futuro. Não é só mais aquele computador ligado a internet. Vamos ter impressora 3D, marcenaria toda digitalizada. É um laboratório moderno de fabricação que queremos que vocês aproveitem”, disse o secretário Simão Pedro.

Visita

Na Cidade Tiradentes, o prefeito visitou ainda obras de pavimentação e adequação geométrica feitas no entorno do Terminal Cidade Tiradentes, duas novas pontes iniciadas em dezembro que ligarão o bairro a Guainases na rua José Higino Neves e a exposição “E se fosse verdade”.

Com 43 pessoas anônimas, a exposição levou o sonho desses moradores do bairro para capas de discos fictícias. 

“Esse trabalho é muito importante porque leva para o terminal de ônibus a possibilidade dessas pessoas que frequentam o terminal poderem se registrarem e sonharem”, afirmou o novo secretário de Cultura, Nabil Bounduki.

 

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação

Fotos -Crédito: Heloisa Ballarini/SECOM