Agenda Cultural CEU Inácio Monteiro – Agosto 2015

A programação conta com espetáculos teatrais e mostra de fomento à dança

O CEU Inácio Monteiro realiza atividades culturais em Cidade Tiradentes neste mês. Todos eventos são gratuitos.

PROGRAMAÇÃO

Teatro: Splash – A história da Gota que Queria Ser Rio[A partir dos 5 anos]

Dia 14 de Agosto – Sexta-feira

Três sessões: 10h / 14h / 19h30

Dia 15 de Agosto – Sábado – Vem Pro Teatro! Às 16h

Um aparelho de video-game está em pane. Seus componentes, por algum motivo desconhecido, não fun¬cionam mais como programado. Isso nunca havia acontecido, e esses componentes ganham vida e resolvem des-cobrir o que aconteceu. Nessa busca, eles se deparam com o jogo que eles mesmos operavam. Trata-se do jogo Splash, cujo objetivo é ajudar uma Gota a encontrar outras iguais a ela para formarem um rio. Os componentes percebem que precisam ajudar esse ser virtual a cumprir seu objetivo para que tudo volte ao normal.

A encenação apresenta o tema da busca da felicidade de uma maneira lúdica e divertida. Os cinco com¬ponentes da narrativa estão em crise existencial: a pane do jogo foi consequência dessa insatisfação, dessa incompletude de cada ser. Eles começaram a se questionar sobre suas convicções, seus desejos e perceberam que tinham escolha, algo impensável até então. No jogo feito por esses componentes há uma gota que precisa en-contrar outras para formar um rio e se sentir completa. De forma análoga, essas situações e sensações são ex¬perimentadas também por crianças, principalmente quando começam a se perceber como indivíduos no mundo.

Para esses dilemas, não existe uma solução ou fórmula: cada indivíduo precisa mergulhar dentro de si para encontrar as possíveis respostas. Da mesma forma, no espetáculo as questões são levantadas e não se resolvem. Na narrativa dos componentes e no percurso da gota eles se transformam, experimentam e voltam ao ponto de partida. Mas essa volta não é a mesma, pois eles não são mais os mesmos. Foram transformados pelo percurso, pela reflexão que toda aquela situação gerou. Mais que respostas, são as perguntas que os moveram, que os transformaram.

 

IX Mostra do Fomento à Dança

Dia 19 de Agosto às 20h – Quarta-feira
Aos Vencedores as Batatas
[Acima de 14 anos]

Em tempos em que é comum falar de si mesmo em processos artísticos, como as subjetividades podem olhar de uma forma crítica para o mundo? Aqui a tarefa era construir solos, cada qual com uma temática própria, partindo de um entendimento individual sobre a palavra “ruptura”. Os intérpretes trouxeram os seus assuntos e a coreografia foi criada a partir desses desejos e afetos individuais. São as diferenças e não as semelhanças que buscam um espaço de conexões para a construção dramatúrgica. Um show de talentos? Um espaço de testemunhos? Uma vontade de depor? Cinco solos desenvolvidos a partir de temáticas pessoais se colocam em questão.

 


IX Mostra do Fomento à Dança

Dia 20 de Agosto às 15h – Quinta-feira
Roda de Pólvora
[Livre]

Roda de Pólvora é o mais recente trabalho da Cia Danças Claudia de Souza, resultado da pesquisa sobre o Samba que a companhia vem desenvolvendo desde 2009, que já rendeu o espetáculo “Profanação” (2012).

Nesses anos de pesquisa, coleta de material e registros sobre a cultura popular, sua história, origem e tradição, a companhia aproximou-se de um universo rico de signos, símbolos e memórias, que tem sido inspiração para suas criações.

Roda de Pólvora é mais uma parada nessa trajetória de investigação. Mergulha no ambiente das sensações e experiências dos rituais das religiões afro-brasileiras. Veste-se de um tecido coreográfico, que foi criado e compartilhado entre direção e interpretes, estabelecendo um estado de ritual que percorre todo espetáculo.


Contação: África - Um continente de Histórias

Dia 20 de agosto - quinta-feira - Dois horários: 11h e 15h

Faixa etária: De 6 a 9 anos


Sinopse:

Tribos, costumes, danças e a vida cotidiana! A narradora Dinah Feldman, acompanhada de Laruama Alves, levará aos CEUs as narrações de um continente cheio de histórias!
Dinah trouxe da África um pouco do tempo em que não havia linguagem escrita naquele continente. Era um tempo em que toda a história daquele povo era ensinada por seus narradores. E agora ela compartilha tudo isso com a gente! Dinah Feldman - Em 2015, é uma das narradoras selecionadas pelo 4º EDITAL DE “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PROCESSO DE ESTÍMULO À LEITURA” edição 2014/2015 da Secretaria de Cultura do município de São Bernardo do Campo e do programa SESI LITERATURA VIVA 2015. E convidada a participar da Noite de Contos no Feverestival. Em 2014, representou o Brasil no XXVIII ENCUENTRO DE CONTADORES DE HISTORIAS Y LEYENDAS em Buga, Colômbia. É intérprete, idealizadora e produtora do projeto A TRADIÇÃO ORAL AFRICANA – A TRAVESSIA DAS PALAVRAS, contemplado pelo ProAC 2012, em parceria com o artista africano TOUMANI KOUYATÉ, que consistiu na criação dos espetáculos ZIRIN ZIRIN e MAANA.

SERVIÇO
CEU Inácio Monteiro
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº
Telefone: 2518-9049