Agenda Cultural CEU Inácio Monteiro - Setembro 2015

A programação está imperdível com dança, teatro, capoeira e sarau

Agenda de Setembro

09/09 – Quarta-feira – 20h – Teatro: Amor À Vista

“AMOR À VISTA” é uma comédia ágil e dinâmica que mostra, em cenas bem humoradas e intercaladas com números musicais, as aventuras e desventuras de um casal de baixa renda que resolve empreender o seu próprio negócio ao mesmo tempo em que lida com as peculiaridades típicas de um relacionamento amoroso que precisa ser administrado com a mesma sabedoria empregada na conta bancária. Amor, insegurança, sonhos, planejamento, eventos inesperados, dívidas e dúvidas são alguns dos motes para que o público se envolva numa história que encontra paralelo com a vida de milhares de brasileiros. O elenco é formado por um ator e uma atriz que se revezarão entre todos os personagens.
Poupança, orçamento e a importância de economizar, são alguns dos temas que serão transmitidos ao público durante o espetáculo. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Finanças Práticas, programa de ação financeira lançado em 2005 pela Visa no Brasil, e que está constantemente trazendo inovações para impactar positivamente cada vez mais cidadãos.

11/09 – Sexta-feira – 10h e 14h – Teatro: Nada e Aquele Azul

Faixa etária: 6 a 12 anos

NADA foge afoito do laboratório do atrapalhado Sr. X de XAROPE momentos antes de ser fabricado
junto a outros seres iguais e sequenciados. Como não sabe para onde ir acaba se perdendo e desmaia até ser encontrado por ALGUMA COISA e QUALQUER COISA, dois maluquetes que também precisam de alguém para terem alguma utilidade. Os novos amigos o ajudam na luta contra o TUDO um ser ambicioso que acredita ser superior aos demais e deseja conquistar o mundo. Para derrotá-lo NADA precisa descobrir os segredos para ser gente de verdade e poder, assim, viajar no infinito azul. Com muito humor, poesia e delicadeza o texto pretende aflorar questões sobre amizade, determinação e cidadania numa linguagem voltada para as crianças e (porque não?) também para os adultos.

12/09 – Vem Pro Teatro! – Sábado – 16h45 – Eu vi o tempo correndo

A história da peça gira em torno de dois casais, Beto e Bia e Julinho e Paulinho, que enfrentam problemas como envolvimento com drogas e gravidez precoce. “A peça também conta com um narrador que, na maioria das vezes, acaba se intrometendo na história sem ser chamado.” A peça muitas vezes ajuda na escolha de um caminho a seguir. “A adolescência é um tempo de descobertas, onde o caminho a ser seguido depende do preparo e, especialmente, do conhecimento dos problemas que as transformações físicas e mentais causam nos jovens.

12/09 – Vem Pro Teatro! – Sábado – 18h15 – Vaidade de Vidro – Versão Masculina

Um espetáculo teatral que conta a história de um(a) jovem que se torna modelo para a pintura de um(a) amigo, artista plástico(a) contemporâneo(a), se envaidece de si mesmo quando se depara com a obra acabada e faz um pacto, trocando sua alma pela juventude eterna. Influenciado(a) por um(a) amigo(a) do(a) artista plástico(a), o(a) jovem envereda-se para maus caminhos, destruindo a sua vida e a vida de outros com quem se relaciona, então percebe que o quadro, além de envelhecer em seu lugar, retrata as transformações de sua alma.

13/09 – Domingo – 17h – Sopro Cia de Danças

O Grito - Trabalho criado a partir do Livro Desejo e Reparações “Attonement” por Dario Marianelli’s, o coreógrafo Roberto Amorim, exprime através dos interpretes sua relação direta e relevante com o movimento e com a música. Interessado em criar figuras com os corpos e caminhos para resolução de sequência coreográficas, Amorim traz ao palco com a Sopro Cia de Dança, um grito próprio de estética, musicalidade, técnica e beleza culminantes num projeto único e revelador,um grito de desabafo no silêncio onde me agito e enlouqueço.

Sinfonia - O Trabalho é inspirado em uma orquestra onde os bailarinos são os instrumentos musicais fazendo uma sinfonia, onde sons e movimentos se interagem na arte contemporânea. A partir de músicas brasileiras o trabalho se desenvolve em sequências de movimentos em formas instrumentais fortemente vistas em uma orquestra.

16/09 – Quarta - 15h30 – CAPOEIRA NO BRASIL, com Ateliê de Capoeira Fábrica de Cultura CT

Uma viagem pelo tempo, contada cenicamente pelos aprendizes do ateliê de Capoeira sobre a história desta arte no Brasil desde sua ancestralidade aos dias atuais. Ao final teremos uma roda de conversa com o público.

16/09 – Quarta – 20h – Coletivo Perifatividade – Sarau

O Coletivo Perifatividade é um grupo de poetas, educadores, produtores culturais, músicos oriundos da região do Fundão do Ipiranga, especialmente dos bairros que o compõe: (Jardim Clímax, Parque Bristol, Jardim São Savério, Jardim Maristela, Boqueirão, Heliópolis, entre outros). O Coletivo está atuante desde 2008, pois o mesmo descende dos fundadores do Núcleo Poder e Revolução que exercia suas atividades no Maloca Espaço Cultural, mas a primeira atividade como Coletivo atual foi em 2010, no CEU Parque Bristol. Desde então, passaram as atividades no Jardim Clímax (Bar da Dona Maria), até se estabelecer no reduto boêmio e cultural atual, o Bar do Boné, na Vila das Mercês. Além deste Sarau, realizam os encontros no CEU Parque Bristol, nas favelas dos bairros do fundão, escolas, Medidas Sócio Educativa, (MSE's), abrigos e qualquer outro lugar onde possamos conhecer e interagir com a música, a reflexão e o incentivo à leitura e criação literária.

18/09 – Sexta – 10h e 14h – Treinadores da Alegria – Cidadão Em Construção

Faixa etária: 5 a 11 anos

Teatro interativo, a apresentação será efetuada por dois personagens clownescos, que abordarão os assuntos de forma direta e com linguagem adequada e humorada permitindo assim uma melhor assimilação dos assuntos abordados. A utilização de bonecos torna a apresentação lúdica, despertando interesse e facilitando a participação do público. A opção pelo jogo lúdico transmite maior credibilidade e apelo emocional, fazendo com que pessoas de diferentes idades tenham o mesmo interesse e participação.


23/09 – Quarta – 15h – Stanka: Som na Vitrola – Show de Rock & Hip Hop

A fusão norteia os caminhos da sonoridade do grupo. Eles enumeram influências que vão desde Rage Against The Machine e Red Hot Chili Peppers a Queen, Black Sabbath e Led Zeppelin, passando por Racionais MC’s, Charlie Brown Jr e O Rappa. Stanka é uma mutação combativa do verbo estancar, cujo significado, informam os dicionários, é “deter ou fazer parar o curso ou fluxo de (mormente um líquido): Estancar o sangue. Estancar a corrupção dos costumes”. “Nosso intuito é transmitir uma mensagem verdadeira que tenha por finalidade estancar as falhas sociopolíticas brasileiras”, dizem. O resultado disso, segundo o quarteto, são riffs de guitarra e linhas de baixo marcantes, refrões melódicos e muito rap.

30/09 – Quarta – 15h e 19h30 – Fomento à Dança – 7 e a mesa (Obs: cancelados 29/09/2015)

Cia de Danças Cláudia de Souza.

 

SERVIÇO
CEU Inácio Monteiro
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº
Telefone: 2518-9049