Cidade Tiradentes terá primeiro centro de referência para igualdade racial

Anúncio de novo serviço foi feito na abertura da 24ª edição do programa Prefeitura no Bairro, que oferecerá serviços e zeladoria na região até o próximo sábado (26)

 

 

A região de Cidade Tiradentes receberá o primeiro centro de referência da Secretaria Municipal de Igualdade Racial. A unidade oferecerá apoio jurídico, psicológico e social para vítimas de racismo, além de desenvolver atividades culturais e educacionais de promoção da igualdade racial. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21), na abertura da 24ª edição do programa Prefeitura no Bairro, que oferece serviços na praça Maria da Graça dos Reis e ações intensificadas de zeladoria em 92 ruas da região.

Segundo o secretário Mauricio Pestana (Igualdade Racial), o bairro foi escolhido pela grande presença da comunidade negra. “Nosso primeiro centro de referência, que vai levar nossas políticas para os bairros, será inaugurado em Cidade Tiradentes em novembro. Tinha que ser aqui. Cidade Tiradentes é emblemática para nós, é o bairro com maio número de negros na cidade de São Paulo, então temos que implantar políticas para esta comunidade”, afirmou Pestana.
 

Em um espaço de cerca de 400 metros quadrados, a população será atendida por uma equipe multidisciplinar de advogado, assistente social e psicólogo. Vítimas de racismo receberão apoio psicológico e social, além de orientações para tomar providências legais. Para prevenir os casos de desrespeito, a equipe que atuará no local também vai articular ações em parceria com unidades educacionais, grupos e equipamentos culturais, com o objetivo de fomentar a discussão sobre igualdade racial. O centro de referência será instalado na rua dos Têxteis, ao lado da praça Maria da Graça dos Reis, onde estão instalados os postos móveis de atendimento do Prefeitura no Bairro.
 

Prefeitura no Bairro
 

O programa Prefeitura no Bairro atenderá nesta semana Vila Paulista, Castro Alves, Santa Etelvina, Souza Ramos e Maravilha, abrangendo uma região em que vivem cerca de 30 mil pessoas. A praça de atendimento foi instalada ao lado do Terminal de Ônibus de Cidade Tiradentes, para facilitar o acesso da população.

“Aqui nós temos todos os serviços da Prefeitura, durante a semana toda. Vamos estar aqui na praça porque facilita, quem vem no terminal dá um pulinho aqui e resolve os problemas, é mais fácil. É um programa criado para aproximar a Prefeitura de todas regiões. Então toda semana a gente está em um bairro diferente na periferia da cidade”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão, que coordena Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS). A ação desta semana é a terceira edição da segunda fase do programa.

Durante uma semana, serão intensificados serviços como limpeza de córregos, bocas de lobo, operações cata-bagulho e tapa-buraco, além de poda de árvores e manutenção de praças e parques. A região também receberá limpeza de pontos de descarte irregular de entulhos e instalação de novas sinalizações de trânsito. Dois pontos que terão atenção especial serão a viela Caminho de Santiago, que receberá melhorias nas guias, sarjetas, na pavimentação e no escadão, e a praça na rua Bandeira do Divino, que será revitalizada.

De acordo com o secretário Simão Pedro (Serviços), a equipe do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) atuará em 97 ruas instalando reforço na iluminação pública. A rua Sarah Kubitschek ganhará luminárias pela primeira vez, o que melhorará a segurança e circulação de pedestres.
 

Os postos de atendimento funcionarão na praça todos os dias, das 9h às 17h. Haverá orientações e informações nas áreas de educação, saúde, assistência social, direitos das mulheres, cultura, esportes, meio ambiente, transporte público e trânsito. O Centro de Apoio ao Trabalho oferece encaminhamento a 400 vagas de emprego. “Temos grandes desafios pela frente e nós estaremos com um gabinete aqui, para conversar com as pessoas. Vamos fazer um trabalho integrado com todas as secretarias”, disse o subprefeito Miguel Reis (Cidade Tiradentes).

Por causa da grande quantidade de conjuntos habitacionais, um dos destaques desta edição é a tenda da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), que solucionará dúvidas e encaminhará pendências dos moradores. Após o programa, o órgão atenderá permanentemente na sede da subprefeitura Cidade Tiradentes.
 

Edições anteriores

A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu em Lauzane Paulista, zona norte. Edições anteriores do programa foram realizadas em São Miguel Paulista, na zona leste; no Jabaquara, zona sul; em Perus, zona norte; Ermelino Matarazzo, na zona leste; no Jaguaré, zona oeste; na Vila Prado, zona norte; no Jardim Flor de Maio, na zona norte; em Sapopemba e Guaianases, na zona leste; no Capão Redondo, zona sul; na Vila Medeiros, zona norte; em Pedreira, zona sul; na Parada de Taipas, zona norte; no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, zona leste; no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, zona norte; no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Agenda da 2ª fase do programa
 

Em função dos feriados, as ações nas regiões de Capela do Socorro e São Mateus começarão excepcionalmente na terça-feira. As praças de atendimento nas regiões abaixo ficarão instaladas por uma semana.
- 28 de setembro: Butantã
- 5 de outubro: Freguesia
- 13 de outubro: São Mateus
- 19 de outubro: M’ Boi Mirim
- 3 de novembro: Campo Limpo.

 

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação
Foto: SP-CT/AC