Hospital Cidade Tiradentes realiza mais de 2 mil cirurgias

Mutirão Permanente de Especialidades completa um ano e amplia atendimento

Entre janeiro e maio de 2009, o Hospital Cidade Tiradentes realizou 2.205 cirurgias. Isto representou um aumento de 110%, ou seja, 1.157 operações a mais do que no mesmo período de 2008. Em março, o hospital entrou no Mutirão Permanente de Especialidades criado pela Secretaria Municipal da Saúde, com isso foram agilizados mais atendimentos de pacientes que aguardavam procedimentos cirúrgicos em determinadas especialidades.

 

O Mutirão Permanente de Especialidades que completa um ano oferece a população assistência integral, que inclui os exames solicitados (de média e alta complexidade), a entrega de medicamentos e o encaminhamento para internação, se houver necessidade.

Os principais beneficiados são os usuários da rede de atenção básica de saúde, que abrange os serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde - UBS e a Assistência Médica Ambulatorial – AMA. Os pacientes são encaminhados ao Hospital Cidade Tiradentes pelas UBS que identificam a necessidade de cirurgia. No hospital eles são avaliados por especialistas sem precisar agendar consultas nos Ambulatórios de Especialidades.

“A melhor coisa que fizeram por mim foi essa cirurgia”

A paciente Neide Costa dos Anjos, 55, técnica em ótica, que sofria de dores nas pernas há quatro anos, foi encaminhada pelo Posto Vila Formosa, ao Hospital Cidade Tiradentes, em abril deste ano, para realizar tratamentos.
Em razão do agravamento do diagnóstico de inflamação nas veias em ambas as pernas, a equipe médica optou pela cirurgia de safenectomia dos membros inferiores, que se enquadrava dentro do Programa de cirurgia eletiva.

“A melhor coisa que fizeram por mim foi essa cirurgia”, conta Neide que aproveita para elogiar a equipe médica do Hospital que é simplesmente maravilhosa, desde os auxiliares, enfermeiros, anestesistas e médicos são todos 100% atenciosos e, isso dá muita segurança no tratamento. Animada ela diz que daqui para frente viverá sem dor e vai trabalhar mais feliz.

“O trabalho aqui é muito bem feito e estou me sentindo super bem”

Para costureira Neuza Pesin Pereira, 59 que tentava a mesma cirurgia (safenectomia) há dois anos, em diversos postos de saúde e em outros hospitais públicos sem sucesso, disse que se sente feliz com o resultado da cirurgia.

Após ser assistida pelo Posto Jardim São Pedro de Guaianases, foi encaminhada ao Hospital Cidade Tiradentes e num prazo de dois meses submeteu-se a cirurgia. “O trabalho aqui é muito bem feito e estou me sentindo super bem”, disse.

Com a ampliação do atendimento para nove unidades hospitalares, a Secretaria Municipal da Saúde espera realizar mais de 30 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias eletivas ao longo de 2009. A meta significa uma ampliação de 15% em relação ao número alcançado em 2008.

Equipe e Hospital Preparados


No Hospital Municipal Cidade Tiradentes trabalham 42 cirurgiões e a capacidade mensal é de 440 intervenções. O Centro Cirúrgico do hospital está capacitado para cirurgias de pequeno e médio porte (cirurgias gerais, ortopédicas, pediátricas, obstétricas e ginecológicas).

O hospital possui sete salas de cirurgia com salas auxiliares, cinco salas obstétricas, sala de indução anestésica e sala de recuperação pós-anestésica. Essas salas são dotadas de equipamentos de última geração. Existe ainda uma Farmácia Satélite (farmácia que fica dentro do centro cirúrgico com medicamentos e materiais exclusivos usados em operações), que funciona 24 horas e agiliza os casos em que há necessidade de remédios que não constavam da lista do pré-operatório.


Endereço: Hospital Municipal Cidade Tiradentes – Av. dos Metalúrgicos 1797. – Cidade Tiradentes

 

 

(Texto: Assessoria de Comunicação)