Casa Ser oferece atendimento à Saúde Sexual e Reprodutiva para mulheres de Cidade Tiradentes

Inaugurada em 22 de outubro de 2003, a Casa Ser - Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva Maria Auxiliadora Lara Barcelos é um espaço acolhedor e funcional, contribuindo na promoção das condições de saúde sexual e reprodutiva das mulheres e na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos.


O equipamento também propõe fortalecer as políticas específicas que garantam as mulheres e homens exercerem a sua sexualidade de forma prazerosa, responsável e sem riscos de agravos a sua saúde física e mental.


É um projeto inédito na Capital Paulista que funciona em total articulação com a rede municipal de saúde e com a Coordenadoria da Mulher. Além disso, atende a demanda do movimento de mulheres que reivindicou espaço para discutir sobre sua sexualidade, atuando prioritariamente no atendimento primário à saúde sexual e reprodutiva (planejamento familiar e anticoncepção).


Além da realização de exame especializado de colposcopia e ultrassonografia com parceria da Amplus, a Casa Ser presta serviço de: inserção de DIU, Oficinas Educativas (Adolescência, Planejamento Familiar, Grupo de Menopausa), Terapia de Grupo, Oficinas de Medicina Tradicional Chinesa, Coleta de material de secreção vaginal, papanicolau, teste de gravidez, consulta de Assistência Social e consulta de enfermagem.


A Casa Ser funciona, por meio de um convênio firmado entre o Consulado Geral do Japão, Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde Leste e Supervisão Técnica de Saúde de Cidade Tiradentes e a Secretaria Municipal de Participação e Parceria/Coordenadoria da Mulher. Desde sua inauguração foram atendidas mais de 50 mil mulheres, atualmente, três mil mulheres são atendidas por mês.

Depoimentos:

Terezinha Matos de Melo Silva, 50 anos

Usuária da Casa Ser há anos para as consultas ginecológicas, diz que procurou o serviço porque tem consciência que precisa preservar a sua saúde. Além das consultas, também foi encaminhada pelo seu médico para participar de palestras, com isso ficou mais interada sobre a saúde da mulher, em todas as suas fases: adolescência, gravidez e a menopausa. Atualmente participa, semanalmente, do Grupo Menopausa já há um ano. “Isso mudou minha vida para melhor”, disse ela.


Os encontros servem para troca de experiências, além de receber informações sobre a menopausa. Nessas reuniões, com a participação, em média de 50 mulheres, Terezinha Matos aprendeu que não pode tomar hormônios, porque tem pressão alta, mas se controla com um chá caseiro que lhe ensinaram.

Berenice Matos Rosa, 58 anos


Já passei da fase da menopausa, mas se eu tivesse as orientações que as mulheres que participam do Grupo Menopausa têm, com certeza não passaria tão mal nesta fase da vida. “Acho que todas as mulheres deveriam participar, a minha vida mudou muito, hoje sou alegre, me aceito como sou, fiz grandes amizades e os médicos são bons e amigos. Além das palestras de orientação, eles também incentivam a praticar atividade física, como caminhada, hidroginástica e ginástica. “Sigo os seus conselhos e me sinto uma mulher disposta e feliz”.


Grupo Planejamento Familiar

Fabiana Santos Ribeiro, 26 anos, quatro filhos

Depois do seu quarto filho, Fabiana decidiu que não queria mais filho. Durante o acompanhamento da sua gravidez, na Casa Ser, a equipe médica orientou para que participasse no Grupo de Planejamento Familiar. Neste grupo tomou ciência dos métodos conceptivos, como DIU, camisinha, preservativo, pílulas, no entanto, não optou por nenhum, quem decidiu evitar filho foi o seu marido que aceitou fazer vasectomia.


Sob orientação médica, o marido esclareceu as dúvidas, inclusive sobre o mito de ficar impotente. Hoje ele não se arrepende e já recomendou a Casa Ser para outros amigos.

Nilda de Fátima Barbosa, 41 anos


"Gosto muito de participar do Grupo de Planejamento Familiar da Casa Ser, que me ajudou a evitar filho. Optei pela laqueadura. Antes de submeter à cirurgia fui muito bem orientada e hoje estou satisfeita. Eu e minhas filhas uma de 18 e outra de 24 anos, utilizamos os serviços prestados pela Casa Ser que é um excelente atendimento. Recomendo às mulheres de Cidade Tiradentes".


Funcionamento da Casa Ser
A Casa Ser funciona de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas, na Rua Dr. Guilherme de Abreu Sodré, 485/493. Conjunto Prestes Maia - Cidade Tiradentes.

 

 

(Texto: Assessoria de Comunicação)