Zeladores de Praça cuidam das áreas públicas em cidade Tiradentes

Os 43 Zeladores de Praça de Cidade Tiradentes, que receberam certificados de capacitação durante curso ministrado pelo Instituto Neotrópica, para cuidar das áreas públicas de Cidade Tiradentes, não têm medido esforços para mantê-las limpas e bem cuidadas. Os zeladores são pessoas de baixa renda e moradores da região.

O Programa Zeladores de Praça, coordenado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente - é o resultado de uma pesquisa da Prefeitura de São Paulo que identificou a necessidade de aproximar a população do cuidado com as áreas públicas da cidade, minimizando a depredação de equipamentos de utilidade pública, além de se tornar depósito de lixo.

Os zeladores de praça foram capacitados em 80 horas, divididas em quatro horas por dia. Durante o curso, os beneficiários tiveram atividades que permitiram a aquisição de conhecimentos e habilidades profissionais, criando mais oportunidade para seu acesso ao mercado de trabalho formal ou informal, além de uma melhoria da qualidade de vida, com conceitos sobre meio ambiente e cidadania.

Para Robson Nunes Martins, 33, desempregado há seis anos, que sonha em ter uma ONG com cursos profissionalizantes para jovens carentes, disse que o projeto veio na hora certa, pois pretende ensinar a outras pessoas tudo que aprendeu no curso. Robson lembrou como é importante o ensinamento dos mais velhos, dizendo que aprendeu muito com seus novos amigos. “Aprendi com minha mãe que cuidar do verde é muito importante, gosto de lidar com o público e com as plantas, por isso, aprecio o meu novo trabalho”.

A dona de casa Maria de Lurdes Jesus, 61, mãe de 10 filhos, diz que para ajudar na renda familiar passava roupa e realizava faxina em casas vizinhas. Com esse curso, ela disse que aprendeu muita coisa, e a alegria é imensa, já que gosta muito de plantação, por isso tem uma horta no seu quintal. A dona de casa já faz planos com seu salário. Ela pretende negociar sua conta de luz que já está atrasada há anos. “Conheci no decorrer do curso a minha mais nova família, todos aqui são maravilhosos”,exclamou.


Praças mais cuidadas

O trabalho dos zeladores começou no dia 06 de outubro, abrangendo 400 espaços, entre praças e áreas verdes. Esses espaços recebem limpeza e manutenção cotidiana da vegetação e pequenos reparos. Para execução dos trabalhos, os zeladores têm um auxílio mensal de R$ 435,75, vale transporte e vale refeição, pago pelo Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho.

Além do cuidado com o espaço público, os zeladores fazem contato com a subprefeitura responsável pelo local, avisando quando a área verde precisa de manutenção e solução de outros problemas. Outro papel dos zeladores é a interação com o público freqüentador e com os moradores do entorno das praças, conscientizando-os da importância de manter o local em bom estado.

 

(Texto: Assessoria de Comunicação )