Histórico da Cidade Tiradentes

No final da década de 1970, o poder público iniciou o processo de aquisição de uma gleba de terras situada na região, que era conhecida como Fazenda Santa Etelvina, então formada por eucaliptos e trechos da Mata Atlântica. A partir dos anos 80, prédios residenciais começaram a ser construídos pela COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) e por grandes empreiteiras, surgindo assim a Cidade Tiradentes.

O bairro foi planejado como um grande conjunto periférico e monofuncional do tipo “bairro dormitório”, passando ser habitados por enormes contingentes de famílias, que aguardavam na “fila” da casa própria de Companhias habitacionais.

A Cidade Tiradentes, que está situado a 35 quilômetros do marco zero da Capital Paulista, a Praça da Sé, no extremo Leste da cidade, é considerada, atualmente, o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina, abrigando cerca de 40 mil unidades habitacionais. Com essa estrutura, ela mais parece uma cidade, do que um bairro.

Além da vastidão de conjuntos habitacionais, que passaram a predominar na região, a Cidade Tiradentes possui uma população estimada em 254 mil habitantes que estão, de certa forma, separados por dois níveis de pobreza: há 71 equipamentos na cidade formal e 3 na informal; a renda média do chefe de família varia de 500 a 1200 reais na Cidade Formal e de R$ 200 a 500 na Informal; o analfabetismo vai de 0 a 10% na Cidade Formal, ao passo que na Informal o índice fica entre 10 e 20%.

A Prefeitura realizou uma série de ações para mudar o perfil de Cidade Tiradentes. Entre as melhorias destacam-se a entrega do Hospital Cidade Tiradentes, CEU Água Azul, calçadas, Ecoponto, praça de lazer, Praça de Eventos Carolina de Jesus, decretação do Parque da Ciência e Parque da Consciência Negra. Na área de lazer e cultura estão em funcionamento quatro Pontos de Leitura (Clubes JK e André Vital, Parque do Rodeio e Casa da Fazenda), Festivais de Música Canta Cidade Tiradentes, Festival Gospel, Trânsito Livre de Dança, etc.

Até 2009, o Expresso Tiradentes deverá chegar e facilitar a ligação do distrito com o Centro de São Paulo. Será o mais extenso corredor de ônibus da Cidade.

 

 

 

(Texto: Assessoria de Comunicação)