Subprefeitura Presente

Uma nova forma de administrar e aproximar a população junto ao órgão municipal da região da Cidade Tiradentes

O quarto ano do Programa Subprefeitura Presente terá sua próxima edição em 26 de março, no Setor Iguatemi, na EMEF Luiz Roberto Mega, Rua Henrique Adamus, 16. O Programa que propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população a órgãos públicos, beneficiou 8.755 pessoas durante as 47 edições realizadas entre 2005 e início de março 2008, sendo que 3.353 tiveram atendimentos de saúde e educação bucal.

Durante o evento, o público contará com a atuação de uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Saúde e Educação, além da prestação de serviço dos profissionais da SPTRANS, Sabesp, Cohab, CET e Conseg - Conselho Comunitário de Segurança da região, além da participação de integrantes da “AGENDA 21 CIDADE TIRADENTES PRESENTE”, que desenvolverão Oficinas de Educação Ambiental, abordando os temas sobre aquecimento global, desmatamento, aproveitamento de reciclável, entre outros.

Haverá também atendimento odontológico para a população em geral, por uma equipe de dentistas que desenvolve a ação de educação em saúde bucal.

O Programa Subprefeitura Presente possibilitou as inaugurações das Praças de Recreação e Lazer: Praça Prestes Maia. Praça Fazenda do Carmo, Praça Monteiro Lobato, Praça Nascer do Sol, Praça Esteban Salas, Praça Cachoeira de Paulo Afonso, Praça James Meredith, Praça Irmã Lucinda, Praça Amigos do Morro, Praça Gigi Damiani, Praça Cristóvão Molina e Praça da Favela Maravilha. Além da Clínica de Atendimento Odontológico, na UBS Dom Angélico, no setor Vila Yolanda.

Agenda dos próximos locais Subprefeitura Presente:
Setor 4 - Ferroviários (16/04/08), Setor 5 - Santa Etelvina/Nascer do Sol (07/05/08), Setor 6 - Gráficos (28/05/08), Setor 7 - Barro Branco (18/06/08), Setor 9 Pérola Vitória/Três Poderes (16/07/08), Setor 10 - Profeta Jeremias (06/08/08); Setor 11 -, Castro Alves (27/08/08), Setor 12 - Sítio Conceição (17/09/08), Setor 13 - Santa Etelvina/Metalúrgicos (08/10/08), Setor 14 - Setor G (29/10/08), Setor 15 Jd Souza Ramos (19/11/08).

ASPECTOS GERAIS - Iguatemi (Fazenda do Carmo)
Também conhecida como Fazenda do Carmo ou Jd. Áurea, constitui-se numa área com predominância de propriedade da CDHU, ocupada com alguns conjuntos daquela Companhia e uma extensa área verde, APA - Área de Proteção Ambiental do Iguatemi, também de domínio da CDHU.

Bem servida de transporte, principalmente para o deslocamento da população em direção a outros bairros como Guaianases e Itaquera. Cortada pela principal via estrutural de Cidade Tiradentes, Estrada do Iguatemi, que é um prolongamento da Av. Ragueb Chohfi, permitindo na direção Oeste acesso fácil à Av. Aricanduva e, conseqüentemente, aos diversos pontos de comunicação viária que a mesma oferece e ainda, na direção Norte, através de Guaianases, acesso a outros pontos do extremo Leste e Av. Radial Leste, também importante via de acesso e comunicação viária.

Quanto aos equipamentos públicos, temos registro de duas escolas e nenhuma Unidade Básica de Saúde. De predominante uso residencial, ocupada basicamente por moradias de dois a três pavimentos e prédios que compõem os conjuntos da CDHU. À beira da Estrada do Iguatemi, encontram-se várias moradias de caráter precário, (área de favelamento) que ocupam as bordas da APA e a faixa não edificante às margens Córrego do Rodeio.

A rede de saneamento atinge 100% das moradias que fazem parte dos conjuntos habitacionais, apresentando bolsões com índice muito baixo na área da favela no canteiro central e dos barracos às margens do córrego, que despejam águas servidas no mesmo, elevando a poluição do Córrego Itaquera do qual o Córrego do Rodeio é contribuinte.

Os índices de alfabetização, nos conjuntos habitacionais, são muito bons, atingindo apenas de 0 a 4% por de analfabetos acima de 10 anos. No entanto, na favela, a média está acima de 30%, segundo dados do IBGE 2000. O congestionamento familiar ( famílias com mais de 06 pessoas) está em torno de 15%. O Jardim. Áurea constitui-se de um loteamento irregular, ocupando uma área de cerca de 30.000 m².

A população predominante, em torno de 40%, está na faixa de até 14 anos e o número de chefes de família com renda média em torno de 03 salários mínimos, alcança índices de mais ou menos 70%, segundo dados do censo IBGE 2000.