Ações na área de Saúde em Cidade Tiradentes.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo/Secretaria de Saúde/Subprefeitura Cidade Tiradentes realizaram de 2005 a 2007 diversas obras nesta área para melhor atender a população local. Neste período foram duas UBSs/PSFs construídas (Inácio Monteiro e Fazenda do Carmo), seis reformadas, duas se encontram em reformas e a região também foi contemplada com a implantação de duas AMAs: Fazenda do Carmo e Castro Alves.

O maior dos benefícios que os munícipes tiveram foi a inauguração do Hospital Cidade Tiradentes em julho de 2007, o mesmo possui capacidade para 25 mil atendimentos/mês e 1.000 internações/mês. Sua implantação foi dividida em quatro etapas, na 1ª fase, a partir de 01/07/07, o hospital começou a funcionar com a ativação dos setores de internação, com 31 leitos de adultos e 14 de internação infantil (dos 230, dos quais 33 são de UTI). Na 2ª etapa, iniciada em 02/08/07, começou a funcionar o pronto-socorro e a UTI para adultos, crianças e recém-nascidos, assim como o centro cirúrgico e a maternidade. Na 3ª etapa, com previsão de início até o final de 2007, serão ativados mais leitos de internação aumentando a capacidade dos serviços e na 4ª etapa, fase final, os 230 leitos de internação estarão ativos e todos os serviços funcionando com 100% de sua capacidade. O Hospital é gerenciado pela OS Santa Marcelina.

Cidade Tiradentes, nesse período de transformação na saúde, também foi contemplada com a implantação de um Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR), com a previsão de 62 atendimentos/dia e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e sua previsão de atendimentos/dia é de 42 atendimentos/dia. O Pronto Atendimento Glória e a Superintendência de Vigilância em Saúde receberam reformas, assim como as UBSs.

Para o próximo ano estão programadas reformas na UBS Cidade Tiradentes e no PSF Gráficos, a implantação de um Centro de Apoio Psicossocial, que oferece serviço de saúde mental e mais uma reforma na SUVIS (Superintendência de Vigilância em Saúde).