Cidade Tiradentes elege as Bonequinhas e Vovó do Café

A diarista Gabriela de Souza Nogueira (19) e Regina Célia Alvarenga Fagundes (60) foram as vencedoras dos Concursos Bonequinha e Vovó do Café/2007, levando para casa, além da coroa , capa e cedro, um prêmio de R$ 1.500,00.

O evento que contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas, aconteceu em 23 de novembro, no CEU Inácio Monteiro. Ele foi realizado pela Subprefeitura Cidade Tiradentes com apoio da Secretaria de Educação/Coordenadoria de Educação de Guaianases, com objetivo de resgatar a cultura Afro-brasileira, propiciar a elevação da auto-estima, além de valorizar a beleza e a desenvoltura da mulher negra de Cidade Tiradentes.

Com a realização deste evento, a Subprefeitura Cidade Tiradentes resgatou para os tempos atuais, o Concurso Bonequinha do Café, que iniciou nos anos 50, nas regiões cafeeiras do Estado de São Paulo, escolhendo as mais belas mulheres negras, que encararam a lavoura de café, como principal fonte de renda, para garantir a subsistência de sua família, e sozinha conseguir educar e sustentar suas famílias.

Na categoria Bonequinha do Café foram inscritas 22 jovens, com idade entre 18 e 23 anos, das quais, oito foram selecionadas para a disputa do título. Já para Vovó do Café, das 40 interessadas, a partir dos 60 anos, nove candidatas concorreram o prêmio.

Os países do continente africano: ZIMBABWE, LIBÉRIA, MALI, TOGO, RUANDA, NAMÍBIA, BOTSWANA, GABÃO, foram representados pelas candidatas que concorreram ao título “Bonequinha do Café2007”. A vencedora representou Libéria.