Subprefeitura Presente no Setor Inácio Monteiro

Uma nova forma de administrar e aproximar a população junto ao órgão municipal da região da Cidade Tiradentes


Na próxima segunda-feira (10/7), a Subprefeitura Cidade Tiradentes com apoio do Instituto Mensageiros e Supermercado Negreiros realiza a oitava edição do programa Subprefeitura Presente, das 10h às 14h, na EMEF Alexandre Vannucci Leme, localizada na Rua Igarapé da Diana, 60 - Cohab Inácio Monteiro.


Programa Subprefeitura Presente: propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população junto a este órgão público, no sentido de identificar as demandas e dentro das possibilidades solucionar os problemas nos bairros, permitindo a melhoria da qualidade de vida. Desde o seu lançamento, em 14 de junho de 2005, até 19 de junho/2006, foram atendidos 4180 munícipes pela equipe da Subprefeitura. Para implantação do Programa, o distrito da Cidade Tiradentes foi dividido em 15 (quinze) setores, nos quais, uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Saúde e Educação, realiza trabalho in loco. Uma inovação que a Subprefeitura implantou, a partir da terceira edição foi à prestação de serviço à população, pelos profissionais da SPTRANS, Cohab, CDHU e Conseg - Conselho Comunitário de Segurança da região.


Durante o evento haverá atendimento odontológico para a população em geral, por uma equipe de dentistas que desenvolve ação de educação em saúde bucal.


Próximos locais da Subprefeitura Presente:
Setor 9 - Pérola Vitória/Três Poderes (31/07/06)
Setor 10 - Profeta Jeremias (21/08/06)
Setor 11 - Castro Alves (11/09/06)
Setor 12 - Sítio Conceição (02/10/06)
Setor 13 - Santa Etelvina/Metalúrgicos (23/10/06)
Setor 14 - Setor G (13/11/06)
Setor 15 - Jardim Souza Ramos (04/12/06)

 

ASPECTOS GERAIS - SETOR INÁCIO MONTEIRO


A situação fundiária da área apresenta predominância da COHAB, com poucas áreas não construídas. Ao lado norte, faz divisa com a Subprefeitura Guaianases, marcada pelo córrego que se estende ao longo da rua Higino Neves. Ao leste, localiza-se a Favela Joaquim Amaral, que ocupa uma extensa área verde. Ao sul deste setor encontra-se um dos patrimônios ecológicos mais significativos de Cidade Tiradentes, o Parque do Rodeio, que requer por parte da Subprefeitura, um considerável esforço para mantê-lo em condições de uso pela população local, com segurança, garantindo ainda suas áreas livres de invasores que constantemente investem sobre o enorme espaço verde.


A tipologia habitacional caracteriza-se, por residências em casas térreas, construções com dois pavimentos e poucos prédios. A rede de saneamento atinge 100% das moradias que fazem parte dos conjuntos habitacionais, exceto as áreas invadidas.


Servida internamente por cerca de três linhas de ônibus, porém com fácil acesso à Avenida Inácio Monteiro, importante via estrutural de Cidade Tiradentes, onde transitam várias linhas.


Quanto aos equipamentos públicos, temos o registro de três escolas municipais, uma escola estadual. Porém, sua proximidade e facilidade de acesso ao Setor 01, muito bem servido por escolas, UBS e creches, incluindo o CEU Inácio Monteiro e um Centro Esportivo, ampliam muito a rede de serviços públicos às quais tem acesso.


De acordo com o mapa de setores censitários classificados segundo privação e ciclo de vida familiar, (SAS-PMSP/ CEM - CEBRAP), o setor apresenta uma predominância de população adulta e com alto e médio grau de privações. Os índices de alfabetização atingem apenas entre 0 e 4% de analfabetos acima de 10 anos. O congestionamento familiar (famílias com mais de 06 pessoas) está em torno de 9 a 15%, dependendo do local.

 

 

(Texto: Rosangela de Paula - Assessoria de Comunicação)