Subprefeitura Presente: Uma nova forma de administrar e aproximar a população da administração municipal

Na próxima segunda-feira (19/06), a Subprefeitura Cidade Tiradentes com apoio do Supermercado Negreiros realiza a sétima edição do programa Subprefeitura Presente, das 10h às 14h, na EMEI COHAB Barro Branco II - Rua Alfonso Asturaro, s/n, Barro Branco.


O Programa Subprefeitura Presente propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população junto a este órgão público, no sentido de identificar as demandas e dentro das possibilidades solucionar os problemas nos bairros, permitindo a melhoria da qualidade de vida. Desde o seu lançamento, em 14 de junho de 2005, até 17 de abril deste ano, foram atendidos 4.100 munícipes pela equipe da Subprefeitura.


Para implantação do Programa, o distrito da Cidade Tiradentes foi dividido em 15 (quinze) setores, nos quais, uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Saúde e Educação, realiza trabalho in loco. Uma inovação que a Subprefeitura implantou, a partir da terceira edição foi à prestação de serviço à população, pelos profissionais da SPTRANS, Cohab, CDHU e Conseg - Conselho Comunitário de Segurança da região.


Durante o evento haverá atendimento odontológico para a população em geral, por uma equipe de dentistas que desenvolve ação de educação em saúde bucal.

 

Próximos locais da Subprefeitura Presente:


Setor 8 - Inácio Monteiro (10/07/06)
Setor 9 - Pérola Vitória/Três Poderes (31/07/06)
Setor 10 - Profeta Jeremias (21/08/06)
Setor 11 - Castro Alves (11/09/06)
Setor 12 - Sítio Conceição (02/10/06)
Setor 13 - Santa Etelvina/Metalúrgicos (23/10/06)
Setor 14 - Setor G (13/11/06)
Setor 15 - Jardim Souza Ramos (04/12/06)

 

Aspectos Gerais - Setor Barro Branco


A situação fundiária da área apresenta domínio predominante da COHAB com uma extensa área não construída, coberta por vegetação arbórea preservada, conhecida como mata “Sete Cruzes” que faz divisa com o Município de Ferraz. Há razoáveis extensões de áreas verdes, algumas institucionais e as habitações são, predominantemente térreas.


Possui duas escolas, uma UBS, duas instituições assistenciais e uma entidade de organização civil. Apesar de razoavelmente servida de transporte nas duas vias principais, apresenta bolsões de baixa acessibilidade.


De acordo com o mapa de setores censitários, segundo privação e ciclo de vida familiar, apresenta índices que variam de baixa privação, (na área do conjunto do Mirante de Guainases) até alta e altíssima privação em alguns pontos.


Alcança altos índices de acesso aos serviços públicos de água e esgoto sendo o menor, em torno de 75%, aproximadamente.


O grau de analfabetismo é relativamente baixo se comparado com outras áreas, atingindo no máximo 10% da população com mais de 10 anos.


O congestionamento familiar (famílias com mais de 06 pessoas) chega a aproximadamente 24% na maior extensão de sua área apresentando baixos índices apenas na área do “Mirante”.

Quanto aos projetos do Poder Público previstos no PDR, há uma proposta de um caminho verde ao longo da R. Antônio Mingúes Lopes.