Pneus com destino certo na Freguesia do Ó e Brasilândia

Desde o início da operação mais de 18 mil pneus foram retirados de nossas ruas

Pneus abandonados sejam em casa ou nas ruas é um problema. Além de deixar a cidade feia e suja, a água acumulada nos pneus é o lugar perfeito para o desenvolvimento do mosquito da dengue. Outro problema é que a destinação incorreta ou mesmo a queima dos pneus causa danos ao meio-ambiente.

Pensando nisso a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia vem realizando uma grande operação para retirar os pneus abandonados em nossas ruas, com a colaboração de moradores, borracharias e lojas de automóveis. Nos últimos três meses mais de 18 mil pneus foram retirados das vias da região.

Para a destinação correta dos pneus a Subprefeitura conta com a parceria da Associação Reciclanip, que recolhe os pneus armazenados e os recicla, transformando este material em vários outros produtos.

Uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poli-esportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Existem também estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.

Com o período de chuvas o abandono de pneus pelas ruas do bairro agrava o risco de alagamento e enchentes, além de contribuir para o aumento dos casos de dengue. Colabore não jogue seu pneu em qualquer lugar, se precisar armazenar em casa cubra ou fure os pneus para que eles não acumulem água.